Brasil chega a 400 mil mortes por Covid-19

O número é o segundo maior de mortos em termos absolutos no mundo, sendo superado apenas pelos Estados Unidos (574 mil)

Por: Caroline Brito - Jornalista
29/04/2021 às 16:56 - atualizado em 29/05/2021 às 18:13

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

O Brasil chegou hoje (29) ao saldo de 400 mil pessoas mortas pela pandemia de Covid-19 em território nacional. O número é o segundo maior de mortos em termos absolutos no mundo, sendo superado apenas pelos Estados Unidos (574 mil).

A marca acontece no Brasil apenas 37 dias depois do registro de 300 mil óbitos pela doença. A grande letalidade se deve às novas variantes do Sars-Cov-2, que possuem um poder maior de disseminação.

Outro fator que agravou o problema foi a insistência do governo em incentivar a população a utilizar o chamado “kit Covid”, composto por medicamentos como Ivermectina e Cloroquina. Este último já passou por estudos (com grupo controle) que mostraram a ineficácia frente ao vírus da Covid-19.

Boletim divulgado ontem (28) pela Fiocruz demonstra sinais de queda no número de óbitos e de casos do vírus. Contudo, a possibilidade de uma terceira onda ainda existe devido à lentidão no ritmo de imunização das pessoas contra a Covid-19.

Imagem: Divulgação.

Especialistas argumentam que a falta de políticas públicas centralizadas dificultam o combate à pandemia no sistema de saúde do país. Esse foi um dos fatores que motivaram a CPI da Covid, que investiga no Senado as ações e omissões do Governo Federal nesse contexto.

Leia também:  Prefeitura de Aracaju retoma vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News
Caroline Brito

Caroline Brito
Caroline Brito é jornalista, formada pela Universidade Federal do Ceará, em 2012, e mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE. Saiba mais sobre Caroline em seu perfil!