Brasil foi eleito para vaga rotativa do Conselho de Segurança da ONU

A Assembleia Geral da ONU elegeu a Albânia, Brasil, Gabão, Gana e os Emirados Árabes Unidos para o Conselho de Segurança das Nações Unidas

Por: Caroline Brito - Jornalista
12/06/2021 às 09:24 - atualizado em 11/06/2021 às 18:24

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

A Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) elegeu a Albânia, Brasil, Gabão, Gana e os Emirados Árabes Unidos para o Conselho de Segurança das Nações Unidas na última sexta-feira (11).

Os países terão um mandato de dois anos a partir de 1º de janeiro de 2022, ocupando as cadeiras rotativas. Todas as cinco nações concorreram sem oposição a uma vaga no Conselho de Segurança, encarregado de manter a paz e a segurança internacionais.

O Brasil volta à cadeira após dez anos longe do conselho. Será o 11º mandato do país, o que o torna um dos mais frequentes ocupantes de uma das cadeiras rotativas.

O Conselho de Segurança é o único órgão da ONU que pode tomar decisões juridicamente vinculativas, como impor sanções e autorizar o uso da força. Ele tem cinco membros permanentes com poder de veto: Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, China e Rússia.

Imagem: Divulgação

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News

Caroline Brito
Caroline Brito é jornalista, formada pela Universidade Federal do Ceará, em 2012, e mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE. Saiba mais sobre Caroline em seu perfil!