Conheça quem são os protagonistas da CPI da Covid

O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi escolhido como presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) como vice e Renan Calheiros (MDB-AM) como relator

Por: Caroline Brito - Jornalista
28/04/2021 às 11:27 - atualizado em 29/05/2021 às 18:13

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

Ontem (27), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado iniciou o trabalho de investigação das ações do Governo Federal no combate à pandemia. Nessa primeira reunião foram definidos os nomes que conduzirão a chamada CPI da Covid.

Como cogitado anteriormente, o senador Omar Aziz (PSD-AM) foi escolhido como presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) como vice e Renan Calheiros (MDB-AM) como relator. Com essa escolha, Bolsonaro não conseguiu que nenhuma das três principais funções da CPI fossem ocupadas por seus aliados.

Agora a expectativa é de que nos próximos 90 dias a CPI investigue elementos como o incentivo ao uso de cloroquina como política governamental e se a união foi omissa em relação à compra de vacinas ofertadas por farmacêuticas.

O senador Randolfe Rodrigues, em entrevista concedida à BBC News Brasil, apontou que um dos pontos a serem analisados é o porquê de o governo ter rejeitado a oferta de 70 milhões de doses de vacinas da Pfizer no ano de 2020.

CPI da Covid. Imagem: Divulgação.

O senador pelo Amapá é autor da requisição que instaurou a CPI. Ele foi eleito vice-presidente com sete votos e quatro abstenções.

Já o presidente Omar Aziz foi eleito presidente da comissão com oito votos. Para ele, um dos objetivos da composição da CPI é estabelecer um protocolo único de combate à pandemia no Brasil.

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News

Caroline Brito
Caroline Brito é jornalista, formada pela Universidade Federal do Ceará, em 2012, e mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE. Saiba mais sobre Caroline em seu perfil!