21 mil pessoas contraíram a Covid-19 em ambiente de trabalho, em 2020

Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho revelou dado de infecções em ambiente de trabalho nesta quinta-feira (29)

Por: Gabriel Brolli - Jornalista
29/04/2021 às 17:40 - atualizado em 29/05/2021 às 18:11

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

No ano passado, 21 mil trabalhadores contraíram a Covid-19 em ambiente de trabalho. O Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho revelou o dado nesta quinta-feira (29). O órgão é uma parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Um desses exemplos rodou na última semana. A Justiça do Trabalho condenou uma transportadora do interior de Minas Gerais a pagar R$ 200 mil de indenização por danos morais e materiais à família de um motorista da empresa, que morreu de Covid-19.

A família alegou que ele contraiu a doença durante uma viagem a trabalho. Assim, a justiça entendeu a sua morte enquanto um acidente de trabalho. O juiz do caso considerou que, ao enviar o motorista para as viagens, a empresa assumiu o risco de contaminação em meio à pandemia.

No entanto, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Minas, Sebastião Oliveira, defende que esses casos são complexos. Segundo ele, casos comprovados de Covid-19 como doença contraída em ambiente de trabalho podem gerar aposentadoria diferenciada, pensão à família ou multa, a depender do caso.

21 mil pessoas contraíram a Covid-19 em ambiente de trabalho, em 2020 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Abril Verde: como é possível prevenir acidentes em ambiente de trabalho?

Em homenagem aos 78 trabalhadores que morreram em uma mina nos Estados Unidos em 1969, lembra-se 28 de abril como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Assim, durante todo o mês, iniciativas pensam a conscientização sobre a prevenção de acidentes de trabalho. A data é reconhecida em território nacional desde 2005 sob a Lei 11.121.

Em abril, o Ministério Público do Trabalho lançou uma série de campanhas de redução de risco de infecção por Covid-19 nos ambientes de trabalho. Por fim, com a flexibilização e relaxamento de medidas restritivas, as empresas devem redobrar as medidas de proteção relacionadas a seus trabalhadores.

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News
Gabriel Brolli

Gabriel Brolli
Gabriel Brolli é jornalista. Com experiência em tradução, redação e produção de conteúdo para redes sociais, já colaborou para grandes veículos de comunicação. Saiba mais sobre Gabriel em seu perfil!