Eduardo Lima reforça pedido de vacinação contra a Covid-19 para moradores de rua

Tema foi levado ao plenário durante sessão virtual da Câmara Municipal de Aracaju.

Por: Fredson Navarro - Jornalista
02/06/2021 às 11:16 - atualizado em 02/06/2021 às 11:16

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

O tema foi levado ao plenário durante sessão virtual e reforçou a necessidade de incluir as pessoas em situação de rua nos grupos prioritários da vacinação contra covid-19.

Segundo Eduardo Lima (Republicanos), após conversa com a vice-prefeita de Aracaju, Katarina Feitoza (PSD), o pedido será encaminhado à secretária municipal de saúde. A responsável pela pasta, Waneska Barbosa, deve se reunir com o parlamentar nos próximos dias para se estudar uma forma de viabilizar essa vacinação.

A secretaria Municipal de Assistência Social também será acionada para participar do processo, auxiliando no mapeamento e identificação das pessoas em situação de rua. Eduardo Lima defende que uma força-tarefa seja criada para facilitar o acesso a saúde e a serviços básicos. Esse trabalho pode facilitar a identificação de outras doenças e a entender melhor o que levou essas pessoas a viver na rua.

“Eu sei que a população de rua de Aracaju é pequena, nem se compara de outras cidades como Salvador, mas é justamente por isso que defendo que sejam vacinados o quanto antes. São pessoas em extrema situação de vulnerabilidade, que ainda convivem com o preconceito”, afirmou o parlamentar.

Eduardo Lima, também destacou a importância do projeto Consultório na Rua um programa do Ministério da Saúde, instituído pela Rede de Atenção Básica, cujo objetivo é dar assistência médica para pessoas que vivem em situação de rua. O programa possui uma equipe composta de profissionais, como médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, auxiliares de enfermagem e agente redutor de danos, que realizam procedimentos como curativos, limpeza de ferimentos, aferição da pressão arterial e testes rápidos de Glicemia, HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além da distribuição de medicamentos e preservativos.

Ainda durante o uso da palavra, Eduardo Lima destacou a atuação dos colegas vereadores na luta pelas questões sociais e de interesse da população.

“Todos têm trabalhado com excelência eu me sinto honrado em fazer parte dessa legislatura e de estar ao lado desses colegas”, desabafou o parlamentar.

Eduardo falou ainda da importância de a população acompanhar o trabalho e o que os vereadores têm produzido no exercício do mandato.

“Temos homens e mulheres, escolhidos pelo povo de forma legítima, se debruçando no sentido de estudar, discutir, propor e avaliar os projetos encaminhados, que norteiam o trabalho do prefeito. A população tem que participar disso, fazendo uma construção coletiva. O que se faz aqui está disponível ao vivo, nas transmissões, mas também na imprensa local, seja pela TV, Rádio ou Sites”, afirmou.

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News
Fredson Navarro

Fredson Navarro
Fredson Navarro é jornalista, formado em 2005 pela Universidade Tiradentes. Atua no mercado sergipano há mais de 15 anos. Saiba mais sobre Fredson em seu perfil!