Enem 2021: Confira Dicas De Inscrição E Como Estudar Para O Exame Em Casa

A Folha Agora preparou dicas para o estudante aproveitar melhor o tempo em casa.

Por: Fredson Navarro - Jornalista
04/07/2021 às 01:09 - atualizado em 04/07/2021 às 01:09

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

Faltando pouco mais de quatro meses para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021), é hora de intensificar os estudos para fazer o exame com tranquilidade se segurança. Os candidatos devem ficar atento às datas de inscrição.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior do Brasil e é utilizado como critério de seleção para quem pretende ingressar em faculdades públicas e privadas. Segundo o Inep, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Enem 2021 deve ocorrer entre novembro ou dezembro.

A prova segue um formato com 180 questões objetivas de múltipla escolha, podendo ser interdisciplinares, que são divididas em quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias,Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Além disso, o Enem conta com uma redação dissertativa-argumentativa, que geralmente contempla assuntos relevantes e atuais.

Estudar em casa pode ser muito produtivo

Vamos intensificar os estudos em casa de forma produtiva?

A Folha Hoje apresenta dicas de como estudar para o Enem 2021:

Crie uma rotina de estudos
A rotina de estudos deve ser montada de maneira individual, de acordo com a realidade de cada pessoa. Entenda quantas horas você tem disponível para se dedicar. Anote todas as suas atividades: trabalho, academia ou qualquer outro compromisso que irá dividir o tempo com os estudos. Defina seus horários e monte um cronograma, não esqueça de tirar um tempo para descansar.

Estude provas passadas
Uma ótima maneira de estudar é se exercitar com provas passadas. Confira o conteúdo apresentado nas provas anteriores. Outra alternativa é fazer provas do Enem PPL, que é a prova voltada para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa. Resolvendo os exercícios, você vai assimilar o estilo de prova que costuma seguir um padrão todos os anos.

Valorize o seu tempo
Não deixe para estudar de última hora. Siga uma rotina de estudos diários, onde seja possível assimilar o conteúdo com qualidade, realizar exercícios e revisar. Assim, você terá uma boa preparação e se sentirá confiante na hora da prova.

Faça simulados

Fazer simulados é uma ferramenta excelente para treinar a resolução de questões nos padrões do Exame e se acostumar com o tempo da prova.

Pratique redação
O Enem exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Por isso, é muito importante praticar a redação e entender as dinâmicas do gênero textual solicitado. Além de estudar escrita e gramática é importante entender de diversos assuntos. Esteja informado sobre questões sociais, econômicas, ambientais e políticas para se preparar para o possível tema do Enem 2021.

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News

Fredson Navarro
Fredson Navarro é jornalista, formado em 2005 pela Universidade Tiradentes. Atua no mercado sergipano há mais de 15 anos. Saiba mais sobre Fredson em seu perfil!