Estudo no Japão mostra que vacina da Pfizer protege contra variantes

Pesquisa conduzida com 105 profissionais da saúde mostrou que a vacina da BioNTech é eficaz contra diferentes cepas do novo coronavírus

Por: Gabriel Brolli - Jornalista
13/05/2021 às 15:14 - atualizado em 29/05/2021 às 17:29

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

Uma pesquisa conduzida no Japão, com 105 pessoas que receberam a vacina da Pfizer, mostrou que 90% delas apresentou anticorpos contra variantes da Covid-19.

A equipe de pesquisadores, da Universidade Municipal de Yokohama, examinou amostras de sangue de 105 profissionais da saúde, que receberam duas doses da vacina produzida pelo laboratório BioNTech entre março e abril.

Desses, cerca de 89% apresentou uma quantidade significativa de anticorpos considerados eficazes para combater as variantes do novo coronavírus, encontradas em países como Brasil, Reino Unido e África do Sul. Além disso, o estudo ainda determinou a especificidade de cada proteção. Assim:

  • 94% apresentaram anticorpos considerados eficazes contra a variante britânica;
  • 90% contra a cepa da África do Sul;
  • 94% contra a do Brasil;
  • 97% contra a da Índia;
  • E, por fim, 99% apresentaram anticorpos considerados eficazes contra a cepa original.
Estudo no Japão mostra que vacina da Pfizer protege contra variantes
Estudo no Japão mostra que vacina da Pfizer protege contra variantes (Foto: Reprodução/Pexels)

Nas próximas pesquisas, a equipe pretende analisar os resultados de um grupo maior de pessoas. No entanto, na última semana, a farmacêutica já deixou claro que não há evidências que indiquem que o imunizante precise de mudanças para agir contra diferentes cepas do agente infeccioso.

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News
Gabriel Brolli

Gabriel Brolli
Gabriel Brolli é jornalista. Com experiência em tradução, redação e produção de conteúdo para redes sociais, já colaborou para grandes veículos de comunicação. Saiba mais sobre Gabriel em seu perfil!