Ex-ministros depõem na CPI da Covid

Ex-ministros da Saúde falaram sobre postura do Governo Federal no combate à pandemia de Covid-19 no Brasil

Por: Caroline Brito - Jornalista
05/05/2021 às 14:41 - atualizado em 29/05/2021 às 17:52

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

O ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, depõe hoje (5) na CPI da Covid, que acontece no Senado. O médico ficou à frente da pasta por um período de menos de um mês, deixando o cargo após ter divergências com o presidente na forma de combater a pandemia no país.

“As razões da minha saída do ministério são públicas, elas se devem basicamente a constatação de que eu não teria autonomia e liderança que imaginava indispensáveis ao exercício do cargo. Essa falta de autonomia ficou mais evidente em relação às divergências com o governo quanto à eficácia e extensão do uso do medicamento cloroquina para o tratamento da Covid-19 […]”

Teich também comentou que adotaria uma postura diferente da trabalhada pelo governo já que o então ministro apoiaria o distanciamento social e todos os mecanismos de proteção para minimizar os riscos de disseminação da Covid-19 no Brasil.

Já o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta prestou depoimento ontem (4) na CPI. Na ocasião ele apontou que não foi pressionado por Bolsonaro a adotar medidas diferentes das recomendadas pela ciência, contudo questionou que publicamente o presidente tinha um discurso diferente do Ministério da Saúde.

Mandetta em CPI da Covid. Imagem: Divulgação.

“Sim, a postura (do presidente) trouxe um impacto (negativo). Você tem que ter, na pandemia, uma fala única. Esse vírus ataca a sociedade como um todo. Ele ataca o sistema de saúde a ponto de derrubá-lo”, afirmou.

Mandetta também afirmou que o governo não quis realizar campanha oficial com orientações sobre prevenção da Covid-19 conforme acontece em casos de doenças infecciosas, apesar das orientações da pasta da Saúde na época.

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News
Caroline Brito

Caroline Brito
Caroline Brito é jornalista, formada pela Universidade Federal do Ceará, em 2012, e mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE. Saiba mais sobre Caroline em seu perfil!