Festa Junina: 3 receitas para levar o festejo para dentro de casa

Sem festejos na rua, por conta da pandemia, aprenda receitas para saborear as delícias de junho em casa

Por: Gabriel Brolli - Jornalista
13/06/2021 às 08:55 - atualizado em 09/06/2021 às 22:00

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

Mais um ano sem Festa Junina. Por conta da pandemia da Covid-19, ainda não poderemos visitar as tradicionais quermesses de junho, que dominam as cidades brasileiras, nem dançar quadrilha vestidos a caráter – com direito a camisa xadrez e chapéu caipira. Mas, por outro lado, é possível aproveitar o espírito junino em casa.

Festa Junina: 3 receitas para levar o festejo para dentro de casa
Festa Junina: 3 receitas para levar o festejo para dentro de casa (Foto: Canva Pro)

Para quem ama as tradicionais delícias de junho, uma alternativa para celebrar com segurança é preparar uma pequena festa em casa, para quem mora com você. Assim, decore o espaço e monte uma mesa com as comidas típicas da época.

Para te ajudar nessa missão, fizemos uma seleção de receitas fáceis que não podem faltar para quem ama Festa Junina. Confira abaixo:

3 receitas de Festa Junina para fazer em casa

Bolo de milho cremoso

Ingredientes: 4 ovos, 1 latinha de milho, 250g de açúcar, 1 xícara de leite, 1 xícara de leite de coco, 1 xícara de óleo vegetal, 150g de flocão e 1 colher de sobremesa cheia de fermento.

Modo de preparo: No liquidificador, coloque o açúcar e os ovos e bata. Então, acrescente o restante dos ingredientes e bata. Depois, finalize misturando lentamente com uma colher em uma tigela. A massa ficará líquida, mas esse bolo é mais úmido mesmo. Também por isso, demorará para assar.

Cocada

Ingredientes: 400g de coco fresco ralado, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de água, 1/2 xícara de leite condensado, óleo vegetal para untar.

Modo de preparo: Unte uma assadeira grande com óleo. Então, em uma panela, coloque água e açúcar, e leve ao fogo alto. Deixe a calda cozinhar até o ponto de fio médio. Despede o coco na panela e mexa. Acrescente o leite condensado e mexa até que a mistura se solte do fundo da panela. Retire o doce a colheradas e monte sobre a assadeira untada.

Canjica

Ingredientes: 500g de canjica branca, 1 lata de leite condensado, 1 vidro de leite de coco, coco ralado, 1 litro de leite e 1/2 xícara de açúcar.

Modo de preparo: Lave a canjica em água corrente e deixe de molho por 4 horas junto ao açúcar. Então, leve para a panela de pressão e cozinhe com 2 litros de água até que ela fique macia. Em outra panela, que não seja de pressão, acrescente o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado à mistura. Ferva por 10 minutos mexendo bastante. Desligue o fogo quando a sua mistura ficar cremosa.

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News

Gabriel Brolli
Gabriel Brolli é jornalista. Com experiência em tradução, redação e produção de conteúdo para redes sociais, já colaborou para grandes veículos de comunicação. Saiba mais sobre Gabriel em seu perfil!