Lacen de SE vai enviar amostras de Covid-19 para serem analisadas pela Fiocruz

Mesmo com a capacidade ampliada de 1.200 para 1.500, o laboratório tem recebido cerca de 2.500 amostras por dia.

Por: Fredson Navarro - Jornalista
21/05/2021 às 14:07 - atualizado em 29/05/2021 às 16:56

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

Após um aumento da demanda, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Sergipe começa a enviar, nesta sexta-feira (21), parte das amostras de Covid-19 recolhidas no estado para serem analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocuz) , no Rio de Janeiro.

Segundo o superintendente do Lacen, Cliomar Alves, a medida foi adotada para acelerar o processo de entrega dos resultados. Já que mesmo com a capacidade ampliada de 1.200 para 1.500, o laboratório tem recebido cerca de 2.500 amostras por dia. “Hoje nós vamos enviar 500 amostras, mas a meta da gente é enviar entre 500 a 800 amostras por dia para Fiocruz, que é o nosso excesso pra gente conseguir entregar o resultado em até três dias para a população”, explicou.

Ainda de acordo com ele, os resultados devem ficar prontos em até 72 horas. “Estamos enviando as amostras mais recentes coletadas nas unidades de saúde. As amostras mais antigas nós vamos continuar fazendo aqui”.

Cliomar disse também que a demanda vem crescendo desde dezembro do ano passado. “No início do mês de maio nós recebemos mais amostras que todo o ano de 2020. Claro, que em virtude de políticas importantíssimas de testagem em massa. Só que nas últimas três semanas aumentou ainda mais. Isso tem sido o reflexo de uma adesão maciça dos municípios do interior do estado sergipano e tem sido sentido no laboratório”, contou.

Segundo ele, o serviço continua sendo realizado 24 horas, sete dias por semana para atender a testagem Covid, sem deixar de processar as amostras de urgências, que são daqueles pacientes de hospitais, Upas e óbitos. “Ainda temos a fila separada, que é a fila de 24 horas para todas essas urgências”, finalizou.

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News

Fredson Navarro
Fredson Navarro é jornalista, formado em 2005 pela Universidade Tiradentes. Atua no mercado sergipano há mais de 15 anos. Saiba mais sobre Fredson em seu perfil!