Lares Confortáveis: cresce busca por pequenas reformas durante a pandemia

O Home Center Ferreira Costa percebeu uma grande busca por pequenas reformas, nesse período que as pessoas estão mais em casa.

Por: Fredson Navarro - Jornalista
13/08/2021 às 21:14 - atualizado em 13/08/2021 às 21:14

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

Ao passarem mais tempo em casa, os moradores estão querendo deixar os seus lares mais confortáveis e organizados. A residência passa a ser percebida com outras perspectivas, e a lista do dia a dia é repaginada. Morar bem, passou a ser prioridade para quem antes preferia viajar ou investir em um carro melhor.  

Estudos apontam que houve uma procura maior, em pequenas reformas nos lares dos brasileiros. Uma pesquisa feita pelo indicador “Juntos Somos Mais”, que apura as vendas de indústrias para o varejo da construção indicou que 31,8% das pessoas sentiram necessidade de ter um escritório em casa, enquanto 28,4% passaram a dar mais importância para a área verde no entorno do imóvel e 25% para as áreas de lazer em casa. E conforme uma pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), 54% dos brasileiros já atuaram em reformas ou construções, só no ano de 2021. 

E a Ferreira Costa também sentiu esse crescimento, seja em sua loja física ou até mesmo no www.ferreiracosta.com. O Home Center vem percebendo que pessoas estão cada vez mais decidindo investir para melhorar o ambiente onde vivem. E cada vez mais, procuram reformar e decorar os seus lares.  

Mas, para isso, a Ferreira Costa aconselha em fazer um bom planejamento. Sem essa etapa, é possível que você acabe comprando mais itens do que necessita ou até fazendo alterações que tragam mais problemas do que benefícios. Tudo para garantir os menores custos e um belo resultado. 

E a primeira coisa a fazer é escolher ferramentas adequadas. Mesmo que os reparos sejam simples, é sempre útil ter um kit de ferramentas em casa, que pode ser um grande aliado em momentos de imprevisto. Existem várias opções de maletas com kits prontos. Mas, também é possível montar seu próprio kit, escolhendo quais ferramentas atenderão melhor às necessidades dos moradores da casa. 
 
Itens como martelo, chave de fenda universal, conjunto de parafusos e furadeira são obrigatórios para montar um conjunto básico de ferramentas. Para quem gosta desse tipo de atividade, pode ser interessante investir em ferramentas mais profissionais. 

Outro passo importante, que não pode te deixar esquecer é saber o que irá mudar. Seja para fazer reparos pequenos ou para realizar mudanças maiores, é necessário ter em mente quais serão os cômodos e itens que sofrerão alterações, para então decidir os materiais e as ferramentas que serão usadas para o projeto. Se o reparo for simples, ele poderá ser feito mais rapidamente, não demandando tanto trabalho. 

Caso o desejo seja reformar completamente um cômodo é possível pensar em estratégias para diminuir o impacto que uma obra grande causaria, investindo na mudança de detalhes que podem fazer a diferença, como cores do cômodo, tipos de móveis, iluminação, entre outros pontos. 

Uma excelente dica em aumentar pequenos ambientes é pensar na iluminação. Com isso, você economiza e tem um ambiente muito mais amplo. Luz indireta no teto é uma alternativa, assim como arandelas e luminárias nas paredes. Investir na luz natural é sempre uma boa pedida. Quartos, por exemplo, devem estar voltados para a face leste, para que aproveitem a luz da manhã. 

Repensar o espaço a partir da pintura também é uma grande dica. É uma das melhores formas de renovar o ambiente de maneira fácil e barata. Basta um pouco de tinta para conseguir mudar a aparência da casa. As novas cores tornaram o espaço mais aconchegante e, ao mesmo tempo, vibrante, o melhor: com a sua cara e personalidade. A Ferreira Costa aconselha escolher com calma a cor que deseja. E no Home Center Ferreira Costa você pode manipular o tom que você deseja. Ótimo para ter o resultado desejado. 

Uma tendência do mercado é o papel de parede, por ser uma opção econômica para quem deseja mudar uma parede ou até mesmo cômodo inteiro.

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News

Fredson Navarro
Fredson Navarro é jornalista, formado em 2005 pela Universidade Tiradentes. Atua no mercado sergipano há mais de 15 anos. Saiba mais sobre Fredson em seu perfil!