O Enem, o Sonho e Você: Fabiano Oliveira vai lançar nova turnê do projeto

V edição do projeto ‘O Enem, o Sonho e Você’ será lançada em agosto.

Por: Fredson Navarro - Jornalista
29/07/2021 às 11:49 - atualizado em 29/07/2021 às 11:49

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

Está tudo pronto para a estreia da nova turnê do projeto de sucesso nacional ‘O Enem, o Sonho e Você’ idealizado pelo professor Fabiano Oliveira, que faz um trabalho brilhante na educação de Sergipe através do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, em Aracaju.

O projeto entra na sua sétima edição com o desafio de surpreender ainda mais os estudantes com as inovações e didática envolvendo aplicada pelo professor.

Para adiantar as novidades desta edição, o A Folha Hoje fez uma entrevista com o professor Fabiano Oliveira que é o nosso convidado especial da semana.

Fabiano Oliveira adianta detalhes da nova turnê


Confira a entrevista na íntegra:


-Quando a nova turnê será lançada?
A tour o Enem, o Sonho & Você será lançada em agosto, no mesmo momento em que retornam às aulas. Será um momento mágico e de muita emoção. Todo lançamento é marcado pelo nervosismo e a vontade de tudo dar certo. A V edição já tem nome e conceito, “Pra matar essa saudade”, acredito que o nome seja autoexplicativo, estou com saudade do público estudantil. No repertório, músicas que marcaram a história da MPB ganham roupagens pedagógicas que vão além das paródias. Cada versão vem repleta de dicas para o Exame Nacional do Nível Médio. Para cada versão há uma história e um tempo elaboração. A versão de “Evidências”, por exemplo, demorou 3 anos para ficar pronta. Primo pela qualidade das letras e não apenas as rimas. Para mim, paródia boa é aquela que informa, é a que tem utilidade social para o aluno. Se eu não acreditar na letra, não levo para a turnê e não gravo. A estreia acontece em praça pública, na cidade de Divina Pastora-SE e será um oferecimento do Centro de Excelência João de Melo Prado. Será uma experiência nova. Já fiz apresentações em quadras, clubes, teatros, ginásios de esportes e na FENACOM, em Belém do Pará, mas, é a primeira vez que levo a turnê completa para praça pública. Tum, tum, bate o coração!

Quais as novidades desta edição?
Essa edição vem cheia de novidades. Entrei em estúdio para gravar EPs das paródias. O repertório completo é de 45 paródias, mas, para a turnê levarei 22, sendo 12 inéditas. A seleção foi feita pelos alunos via internet. O show é deles, então, decidi pedir opinião. Além das gravações, a aula show vem com cenário idealizado pelos produtores de eventos, Aleef Herbert e Alexandre Santana; as fotos são de Marcos Paixão. Para dialogar com as músicas e os CDs lançados, preparamos figurinos especiais, além de cenários adaptáveis para cada cidade. A ideia da aula show é unir músicas do passado com as mais tocadas da atualidade. Todas as versões são sucessos atemporais que vão desde “Como uma deusa”, dos anos 80 até “Facas”, de Diego e Victor Hugo, lançada recentemente. É uma mistura boa que traz Pop, Rock, Axé, Sertanejo e Dance. Muitas músicas ganharam versões remixes e clipes. O foco central é passar o conteúdo da BNCC através de músicas, com versões pedagógicas.

O EP é composto de 20 versões pedagógicas gravadas em estúdio e recebe o nome “Sons do Enem”. Cada letra traz um conteúdo diferente dos pontos mais importantes da prova. O estilo é diversificado. Sons do Enem vem com Axé, Sertanejo, Pop e Dance. O EP vem colorido como o público jovem.

O resultado da turnê será um CD ao vivo nas diversas cidades, juntamente com a gravação de um possível DVD (projeto audiovisual). O local está sendo estudado e a ideia amadurecida.

Sobre o Conteúdo da BNCC e a união com a música…
Procurei usar instrumentos ativos para chamar a atenção dos alunos que farão a prova do Enem. A música é universal e pode ser um instrumento de fixação dos assuntos. Os principais conteúdos do Enem são dados na aula-show com palavras e expressões-chave que ajudam a solucionar questões da prova. É uma revisão em formato de espetáculo. Cada conteúdo ganha uma versão pedagógica. O problema é que esse ano, estou apaixonado por diversas paródias que falam sobre os mesmos assuntos, mas, logo nas primeiras aulas-show, o público dá o termômetro. As questões que mais caem no Enem são retiradas de textos literários e 70% da prova é formada por questões que envolvem a literatura de alguma forma. No entanto, fiz versões para todas as disciplinas. Língua portuguesa, Redação e Literatura; para isso, usei e abusei de nomes consagrados como Marília Mendonça, Fagner, Luísa Sonza, Tierry, Dilsinho, Ivete Sangalo, Anitta e tantos outros para falar sobre tipologias textuais, figuras de linguagem, funções de linguagem e literatura brasileira, conteúdos mais cobrados da prova do Enem.

-Tem novas paródias? pode adiantar algumas?
Comecei a observar que havia uma cobrança por parte de quem me acompanhava e perguntava por paródias novas. Vejo isso como sinônimo de sucesso e de que meu trabalho é levado a sério. A cada turnê levo 4 ou 5 versões novas para serem base da turnê do Enem, visto que, os alunos, no geral, assistem à aula show uma ou duas vezes. No entanto, este ano levarei 12 paródias novas e cada uma delas tem uma história diferente e bem interessante. A versão pedagógica ‘Minha Marília Bela”, baseada na canção “Minha pequena Eva”, foi feita no carnaval, atrás do trio elétrico do Saulo. Era uma paródia que eu queria fazer há muito tempo. Lembro que pedi um guardanapo à vendedora de acarajé, pedi a caneta dela e fiz; coloquei no bolso e gravei em Aracaju. A paródia ganhou remix para boate e um clipe, gravado na orla e traz como tema o Arcadismo no Brasil. Eu tinha muita vontade de fazer algo com Evidências, mas, a letra ficou três anos na gaveta esperando os versos que encaixassem com informações e não apenas com rimas. Gravei e está muito gostosa de ouvir e aprender. A paródia traz toda a história do Realismo e as características do Machado de Assis. Mas, engraçada mesmo foi a história da música “Bebi liguei”, da Marília Mendonça. Quando terminei folha com a letra, simplesmente, voou e caiu no meio da piscina. Não pensei duas vezes, pulei de roupa e tudo para salvar a letra que eu ainda não havia decorado! Enfim, para os alunos que forem assistir, terão versões pedagógicas inéditas de Modo turbo, Evidências, Bebi liguei, Graveto, Rita, Prefixo de Verão, Baianidade Nagô, Facas e Imagine, de Jonh Lennon, que foi gravada com a participação super especial da cantora Cris Mel.

-O projeto volta a ser presencial ou ainda segue em formato digital?
Esperei muito por esse momento! Quando a pandemia chegou em 2020, faltavam alguns dias para a estreia da Turnê. Parei e, por um bom tempo, evitei a ideia de fazer a apresentação em Live, mas, fiz para marcar a IV edição. No entanto, nada é comparado ao calor humano do teatro ou das quadras cheias de alunos, cantando cada verso com muita emoção. O projeto é adaptável. Está pronto, tanto para o ao vivo, quanto para o on-line. Tudo dependerá do controle da pandemia no Brasil.

-Como se sente com o crescimento do projeto e empolgação dos alunos que sempre ficam na expectativa?
Paro para pensar e lembro o quanto duvidaram que dariam certo. Alguns chamaram exibicionismo, eu preferi chamar de metodologia e pensar no aluno, pensar em levar conhecimento e leveza num momento de tamanha tensão, quanto o que antecede o Enem. Costumo dizer que “Eu não estou aqui a passeio, vim para fazer educação. Cada professor é livre para seguir o método que acreditar e eu acredito numa nova forma de ensinar e aprender, respeitando a diversidade de metodologias entre os profissionais”. Comecei pequeno, apenas para meus alunos, mas, vi que poderia levar a ideia para outros lugares, outras escolas, fui encontrando parceiros e o projeto virou uma turnê que já faz parte do calendário escolar. Tenho o apoio estrutural da Secretaria Estadual de Educação para chegar aos lugares mais distantes. Passo por escolas e cidades de todos os portes. Já apresentei para 80 alunos com a mesma dedicação que fiz para 800 alunos, no Ginásio em Nossa Senhora do Socorro. Ver o olhar emocionado do aluno assistindo e cantando as versões pedagógicas, não há preço. Sou um professor realizado dentro do que busco e acredito para a carreira que escolhi, isso não me faz alheio no que diz respeito as nossas lutas históricas por reconhecimento social. Quando olho para traz e vejo que mais de 20 mil alunos já assistiram à turnê, a palavra que me define é “Realização”.

-A nova turnê vai começar, mas o projeto não para, não é? o Grupo do WhatasApp ENEMZAP é um sucesso?
Sucesso absoluto! Trabalho com a metodologia ativa chamada “Aprendizagem Baseada em Projetos”. A ABP coloca o meu aluno no centro das propostas e todos os projetos que idealizo, coloco o aluno como “construtor”, como “protagonista”. Com esse pensamento, faço a Vitrine Literária que já está em sua VII edição e acontece todos os anos na rua. Em 2020, a pandemia me fez pensar de que forma poderia ajudar alunos da escola pública ou pessoas que não tivessem acesso à informação. Fiz o ‘EnemZap’ e tenho aproximadamente 750 alunos, em 3 grupos. Lá acompanho, com dicas e informações para Redação Nota 1000. Vale ressaltar que são alunos de todos os estados do Brasil. Os grupos esgotaram em menos de 24 horas. Aos sábados, tenho o Programa Espaço Enem, no Instagram @proffabianooliveira, que acontece ao vivo e dicas para uma redação nota mil. Quando fazemos com amor, tudo fica mais leve, o resultado vem. “O sucesso é inevitável para quem não desiste de acreditar.”

-O que os alunos podem esperar da nova turnê?
A V Tour 2021, “Pra matar essa saudade”, vem repleta de amor, cores, educação, empatia, músicas e dicas para Enem e paródias. A aula show foi colorida e diversificada, como a alma do povo brasileiro. Tudo isso numa mistura que, certamente, resultará numa palavra que desejo a todos: Sucesso!

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News

Fredson Navarro
Fredson Navarro é jornalista, formado em 2005 pela Universidade Tiradentes. Atua no mercado sergipano há mais de 15 anos. Saiba mais sobre Fredson em seu perfil!