Organização no lar ou no trabalho pode economizar dinheiro e ganhar espaço

Personal Organizer Larissa Dorvillé é referência no seguimento em Sergipe

Por: Fredson Navarro - Jornalista
08/08/2021 às 23:38 - atualizado em 10/08/2021 às 12:50

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

O trabalho da personal organizar vai muito além de deixar os ambientes organizados. A organização também é sinônimo de economia e ganho de espaços. De acordo Larissa Dorvillé, o desafio de manter tudo em ordem oferece muitos benefícios no lar e também nas empresas.


“As pessoas estão cada vez mais apressadas, corridas com muitas atividades e nem sempre conseguem organizar a casa ou a empresa que trabalha. O resultado é muito prejuízo em todas as áreas. Muita gente compra produtos que não precisam porque acham que não tem ou não sabem onde estão”, explica a profissional.

Larissa Dorvillé orienta que o primeiro passo para começar a organização é visualizar o que tem. “A partir do momento que a pessoa tem o domínio de tudo o que possui, tudo começa a ficar mais fácil e evita a duplicidade que é muito comum. Tudo tem que está muito bem colocado. Outra dica é observar que antes de comprar algo novo pode avaliar a possibilidade de reformar ou customizar o que tem”, alerta.

Pode parecer um simples cuidado, mas não é. A organização também é muito importante do ponto de vista financeiro. A conta é simples, para saber o que e quando deve comprar, qualquer pessoa precisa ter noção exata daquilo que já possui.

“Todos os ambientes precisam estar em sintonia e as gavetas, armários e guarda-roupas bem arrumados. É possível ganhar espaço fazendo esta triagem para saber o que está ou não em uso. Não está? Tem que tirar do local para ganhar espaço mas o que fazer? Tem que questionar se é útil? Se pode ser doado? Se pode ser vendido ou descartado”, orienta.

Ajuda profissional pode ser importante em muitos casos, mas a organização começa sempre por categorizar e agrupar. Depois disso, todo o restante é uma questão de detalhe.

A psicóloga Paula Mabel disse que aprendeu a organizar melhor a sua casa com o auxílio do trabalho de Larissa Dorvillé”. “Ganhei espaço, organização, mobilidade e comecei a economizar. Percebi que tinha roupas dos meus filhos que ficaram pequenas e não estavam mais sendo usadas, ou seja, estavam apenas ocupando espaço nas gavetas. Tirei e usei o espaço com outras peças. Tudo ficou mais claro e fácil de encontrar. Descobri também que eu tinha muitas peças em bom estado e nem lembrava. A sensação é que ganhei novas roupas”, comemora.

Personal Organizer
A Personal Organizer é uma profissional especializada em trazer mais praticidade para o dia a dia de pessoas e empresas ao organizar ambientes, espaços e rotinas, deixando-os mais funcionais de acordo com as necessidades de cada cliente. É uma profissional especializada em trazer mais praticidade para o dia a dia de pessoas e empresas ao organizar ambientes, espaços e rotinas, deixando-os mais funcionais de acordo com as necessidades de cada cliente. Onde há necessidade de organização, ela pode atuar!



“É uma profissão que exige muito amor e vontade pela organização. Me sinto sempre desfiada em organizar os ambientes e fazer tudo da melhor forma que o cliente possa manter a organização. O personal organiza ambientes, sejam cômodos de uma casa ou de uma empresa; Organiza pré e pós mudança; Treinamento de funcionários (treinamento de organização, limpeza, lavadoria e passadoria) e Consultoria presencial e online. Qualquer pessoa pode contratar. Mas, quem normalmente contrata são pessoas que não sabem organizar e não querem ter o esforço maior; pessoas que não sabem organizar e querem aprender para dar continuidade; pessoas que têm a vida muito corrida e precisam de praticidade; como também pessoas organizadas, porque a organização é dinâmica e sempre podemos melhorar. Existem clientes que gostam de fazer a organização e “colocar a mão na massa”, então eu ofereço a consultoria online ou presencial, onde eu ensino e oriento o cliente a organizar, na presencial ele escolhe um cômodo e organiza junto comigo. E existem os clientes que não querem ou não possuem tempo e eu realizo todo o projeto”, explica Larissa.

Larissa lista inúmeros benefícios do trabalho realizado para o cliente. “Como regra, temos a praticidade, porque a organização é feita de forma funcional e personificada; Economia de dinheiro (evita desperdício e compra de produtos duplicados ou desnecessários) e tempo (que é precioso demais, todos temos uma vida repleta de compromissos); Felicidade e bem estar (isso é notório ao olhar a expressão do cliente quando entregamos o projeto); Energeticamente falando, o ambiente fica mais leve, porque objetos quebrados ou sem uso funcionam como âncoras que “puxam” nossa energia para baixo”.

Mas o trabalho deve ser contínuo e passar sempre por manutenção. “Mas essa manutenção se dá pelo próprio cliente no dia a dia dele. É como acordar e escovar os dentes, se você não faz acumula e depois se torna mais difícil devido ao acúmulo. Existe outro tipo de manutenção que acontece quando eu retorno na casa do cliente para verificar se precisa de algum ajuste ou criar novos sistemas de organização para aquele lar”, recomenda.

“Cada casa funciona de forma diferente, possuem rotinas e hábitos diferenciados. Somos personais justamente por isso, porque organizamos de acordo com o funcionamento da casa e hábitos de cada cliente. Durante a pandemia, aumentou a necessidade da contratação de um personal organizer? Porque as pessoas estão passando mais tempo dentro de casa. E consequentemente, se já sentiam algum o desconforto por causa da desorganização esse sentimento foi intensificado e passaram a sentir necessidade de ter um ambiente tranquilo em casa. (Um ambiente desorganizado gera irritabilidade, impaciência, desconcentração e intensifica inclusive casos de depressão). Um lar organizado é um lar com paz e felicidade!”, finaliza.

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News

Fredson Navarro
Fredson Navarro é jornalista, formado em 2005 pela Universidade Tiradentes. Atua no mercado sergipano há mais de 15 anos. Saiba mais sobre Fredson em seu perfil!