Pessoas Caem De Avião Ao Tentar Fugir Do Afeganistão

Vídeos mostram afegãos tentando entrar em aviões para deixar o Afeganistão um dia após o Talibã tomar o poder.

Por: Anderson Gomes -
16/08/2021 às 16:14 - atualizado em 16/08/2021 às 16:15

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

Nesta segunda-feira (16), milhares de pessoas invadiram a pista no aeroporto internacional de Cabul na tentativa de entrar em aviões para deixar o Afeganistão, agora dominado pelo Talibã.

Afegãos desesperados agarraram-se à lateral de um avião militar dos EUA em movimento.

Abaixo, o vídeo mostra duas pessoas caindo do trem de pouso imediatamente após a decolagem:

Pessoas caem de avião dos EUA ao tentarem fugir de Cabul

Centenas de pessoas correram ao lado do avião enquanto ele se movia ao longo da pista.

Vários se penduram na lateral da aeronave C-17A, logo abaixo da asa. Outros correm lado a lado acenando e aplaudindo, enquanto seus motores zumbem.

Uma afegã, identificada como Shafi Arifi, afirmou que tinha uma passagem para viajar no domingo mas não conseguiu embarcar em seu avião porque estava lotado de pessoas que correram pela pista e entraram. Não havia polícia ou funcionários do aeroporto à vista, disse ela.

“Não havia espaço para nós ficarmos de pé”, disse a jovem de 24 anos. “Crianças choravam, mulheres gritavam, jovens e velhos estavam tão zangados e chateados que ninguém se ouvia. Não havia oxigênio para respirar.” 

Depois que uma mulher desmaiou e foi retirada do avião, Arifi desistiu e voltou para casa.

O Domínio Talibã

Temendo que o Talibã pudesse impor novamente a regra brutal que impôs antes de 2001, os afegãos buscaram formas de sair do país, fazendo fila em caixas eletrônicos para sacar suas economias de uma vida.

No domingo, o Talibã dominou a cidade oriental de Jalalabad sem resistência das forças do governo, dando-lhes o controle de uma das principais rodovias do Paquistão para o Afeganistão.

França, Alemanha e Holanda, todos membros da Otan, disseram que estavam retirando seus diplomatas de suas embaixadas.

Combatentes do Talibã do lado de fora do aeroporto internacional Hamid Karzai, em Cabul
Combatentes do Talibã do lado de fora do aeroporto internacional Hamid Karzai, em Cabul. Fotografia: Reuters

Em uma declaração conjunta, os departamentos de defesa e estado dos EUA disseram que os cidadãos americanos e funcionários locais da missão dos EUA em Cabul seriam evacuados junto com “outros cidadãos afegãos particularmente vulneráveis” nos próximos dias.

“Vamos acelerar a evacuação de milhares de afegãos para vistos especiais de imigrante dos EUA, quase 2.000 dos quais já chegaram aos Estados Unidos nas últimas duas semanas. Para todas as categorias, os afegãos que passaram pela triagem de segurança continuarão a ser transferidos diretamente para os Estados Unidos. E encontraremos locais adicionais para aqueles que ainda não foram examinados. ”

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News