Podcast sobre o universo cervejeiro é lançado pelo ‘Bom de Beer’

Com 12 episódios no Spotify, primeira temporada traz especialistas para debater diferentes temas da bebida.

Por: Fredson Navarro - Jornalista
04/05/2021 às 10:01 - atualizado em 29/05/2021 às 17:55

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

Foi lançado nesta terça-feira (4) no Spotify um podcast sobre os mistérios e curiosidades de uma das bebidas mais apreciadas do mundo. É o que propõe o Bom de Beer, o novo podcast sobre o universo da cerveja, desenvolvido pelo e-commerce de mesmo nome do Grupo Petrópolis.

O conteúdo virtual traz os jornalistas e apresentadores já famosos da “podosfera”, Carlos Merigo e Cris Bartis, para um bate-papo descontraído, estilo mesa de bar, com especialistas de diversas áreas: sommeliers de cervejas, chefs de cozinha, técnicos, mestres cervejeiros e jornalistas, de várias regiões do país.

A primeira temporada conta com 12 episódios, lançados semanalmente, que falam desde o copo ideal para cada estilo até como inserir a bebida no preparo de pratos.

O podcast tem como proposta deixar o assunto cerveja tão gostoso quanto a própria bebida, passando conhecimento de forma leve e desconstruída, sem parecer uma aula formal. Criado em parceria com a produtora B9, o programa também estará presente no site Bom de Beer, através de link que direciona para a plataforma Spotify.

Durante a primeira temporada, a dupla de apresentadores passeia pela história das cervejas, os diferentes estilos, cada um dos ingredientes que compõem uma boa fórmula: malte, lúpulo, água e leveduras, e também trazem uma conversa saborosa sobre harmonizações.

Agenda dos seis primeiros episódios:

04/05 Episódio 1

Ronaldo Rossi, chef de cozinha que trabalha há 14 anos com cerveja, é o convidado do episódio de abertura: ‘Uma Breve História… da Cerveja’. Ele fala sobre a história da cerveja: como ela foi inventada, correu o mundo, influenciou a história, ajudou a escrever leis e chegou nas mesas gelada e engarrafada. A cerveja é um personagem importante na construção da sociedade, um alimento que já foi até usado como salário. Para acompanhar esse papo degustam a cerveja Weltenburger Kloster Anno 1050. Bebida criada por acidente, provavelmente de um pão/semente esquecido na chuva.

11/05 Episódio 2

Jayro Neto, sommelier de cervejas fala sobre o tema: ‘Estilos de cerveja: ou você tem ou não sabe o que está perdendo’. Nesse episódio degustam a Black Princess Let’s Hop e recebem Jayro Neto, sommelier de cervejas que explica sobre as classificações de cerveja: famílias, estilo, escola e suas particularidades marcantes.

18/05 Episódio 3

O técnico cervejeiro Alan Sene fala sobre “Como nascem as cervejas?”. Neste episódio, eles bebem Weltenburger Kloster Barock Dunkel e falam sobre a fabricação das cervejas, quais são os processos que transformam um punhado de cereais, flores e fungos nesse líquido tão adorado pela humanidade e como o processo de fabricação da cerveja influencia no sabor final de cada estilo.

25/05: Episódio 4

No episódio “Ingredientes: O Malte”, o mestre malteiro e cervejeiro Rodolfo Rebelo discorre sobre um dos ingredientes básicos de qualquer cerveja degustando uma Petra Origem Puro Malte. Depois da água, o malte é o ingrediente mais abundante na cerveja. Rodolfo explica o que é o malte, como se colhe, se trata e se adiciona esse ingrediente na receita.

01/06: Episódio 5

“Ingredientes II: O Lúpulo” – Nesse episódio o engenheiro agrônomo do Grupo Petrópolis Renan Furlan fala sobre a importância dos tipos de lúpulo. enquanto degustam uma Petra Weiss. Hoje é inimaginável pensar em cerveja, sem pensar no lúpulo. Esse episódio vai falar sobre o que é a planta e qual a importância dela para a cerveja. O que muda no processo quando o Brasil começa a produzir lúpulo próprio? Em que fase ele é adicionado na receita? Quais as diferenças mais marcantes entre os lúpulos belgas, ingleses, alemães e os americanos?

08/06: Episódio 6

João Sperb, mestre em engenharia química, é o convidado do episódio “Ingredientes III: A água”. Vão falar da importância e das diferenças que a água faz na produção da cerveja enquanto degustam uma Cacildis. As águas vêm de fontes diferentes, e, por isso, mudam o sabor das cervejas? Ou depois de tratadas ficam todas iguais? O pH da cerveja vai sendo acompanhado em todas as etapas do processo? Se ele estiver fora do recomendado é possível corrigir? O pH do mosto impacta no produto final? Diferentes estilos de cerveja pedem diferentes pHs? O que é essa tal de “dureza da água” e como ela impacta a cerveja?

Link para ouvir os episódios:

Sobre o Bom de Beer

Criado em 2016 como um blog cervejeiro para entusiastas e consumidores, com conteúdos sobre harmonização, estilos e história da cerveja, o espaço cresceu e em 2019 passou a investir na venda online de marcas consagradas do Grupo Petrópolis como Cacildis, Petra, Weltenburger, Black Princess e TNT, além de acessórios personalizados. Hoje o portal também é uma vitrine para o setor com marcas regionais, a exemplo da Lund, de Ribeirão Preto, Imperatriz, de Sorocaba, e Farm, de Indaiatuba. Com abrangência de atendimento nacional, em 2020 o Bom de Beer passou a vender seus produtos também em grandes marketplaces, como Magalu, Amazon, Carrefour e Via Varejo.

Sobre o B9

B9 é uma das maiores publishers de podcasts do Brasil, além de veículo de comunicação que cobre criatividade e inovação, ministra palestras e workshops e produz conteúdo multimídia. Criada por Carlos Merigo em 2002, a empresa conta também com Juliana Wallauer e Cris Bartis — as vozes do Mamilos Podcast — no quadro de sócios. O trio aproveita também a larga experiência em agências de publicidade e no contato com marcas para inovar as relações do mercado. Saiba mais: https://www.b9.com.br

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News
Fredson Navarro

Fredson Navarro
Fredson Navarro é jornalista, formado em 2005 pela Universidade Tiradentes. Atua no mercado sergipano há mais de 15 anos. Saiba mais sobre Fredson em seu perfil!