Quase 20% dos vacinados contra a Covid-19 em Aracaju não tomaram a segunda dose

Prefeitura de Aracaju faz alerta sobre necessidade da segunda dose da vacina.

Por: Fredson Navarro - Jornalista
20/04/2021 às 20:07 - atualizado em 20/04/2021 às 20:10

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp


A Prefeitura de Aracaju está fazendo um levantamento para avaliar a taxa de abstenção dos aracajuanos que receberam a primeira dose e não retornaram para a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Em Aracaju, a imunização contra está sendo feita com a vacina CoronaVac, com prazo entre as doses de 21 dias, e com a AstraZeneca, que tem uma janela de 90 dias entre a primeira e a segunda dose.

Segundo a secretária da Saúde, Waneska Barboza, dados preliminares, do prontuário eletrônico, indicam um índice de absenteísmo em torno de 18%. Entretanto, explica ela, esses são números frios, que precisam ser contextualizados.

“Nós entendemos que esse percentual não é fidedigno. Há pessoas que tomaram a segunda dose e ainda não foram registradas no prontuário. É possível que existam casos de pessoas que tomaram a primeira dose e foram a óbito, pessoas que mudaram de município”, detalha.

Waneska relata que essa busca ativa possibilitou identificar que algumas das pessoas que constam no prontuário como se não tivessem recebido a segunda dose, já haviam se vacinado, faltava apenas cadastrar os dados no sistema. “Isso reforça que esse percentual não é real. Após a finalização desse levantamento, nós vamos poder apresentar esses dados de forma mais correta”, destaca.

Importância da segunda dose
De acordo com Waneska, é fundamental respeitar os prazos entre as doses, pois só assim a imunização será efetivada. “O esquema vacinal só se completa com as duas doses. A primeira estimula o organismo a iniciar a produção de anticorpos, mas é com a segunda dose que esses anticorpos estarão ativos, permitindo que o organismo se defenda em caso de contaminação”, salienta a secretária.

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News
Fredson Navarro

Fredson Navarro
Fredson Navarro é jornalista, formado em 2005 pela Universidade Tiradentes. Atua no mercado sergipano há mais de 15 anos. Saiba mais sobre Fredson em seu perfil!