Senado começa trabalhos da CPI da Covid nesta terça-feira (27)

A comissão tem o intuito de investigar possíveis omissões do governo federal, assim como as ações, durante a pandemia de Covid-19 no país.

Por: Caroline Brito - Jornalista
27/04/2021 às 08:46 - atualizado em 29/05/2021 às 18:16

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

O Senado vai iniciar, nesta terça-feira (27), os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. A comissão tem o intuito de investigar possíveis omissões do governo federal, assim como as suas ações, durante a pandemia de Covid-19 no país.

Nesta primeira sessão serão eleitos o presidente, o vice-presidente e o relator da CPI. Há incertezas sobre quais nomes serão eleitos para esses principais cargos, mas a perspectiva é de que o senador Omar Aziz (PSD-AM) assuma a presidência da comissão enquanto o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) seja o vice-presidente.

O nome do senador Renan Calheiros (MDB-AL) é cogitado para atuar como relator, contudo a Justiça Federal do Distrito Federal determinou nesta segunda-feira que Renan não poderá assumir o cargo.

O nome de Renan possivelmente será substituído pelo de outro senador ou os senadores podem decidir desobedecer a decisão da Justiça. Uma terceira opção é de que a atual decisão seja derrubada pelo TRF-1.

CPI da covid no senado

O certo é que o colegiado terá à frente pelo menos 90 dias de depoimentos, investigações e embates entre senadores governistas, independentes e opositores, o que preocupa o governo federal pela repercussão junto à sociedade.

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News

Caroline Brito
Caroline Brito é jornalista, formada pela Universidade Federal do Ceará, em 2012, e mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE. Saiba mais sobre Caroline em seu perfil!