TCU alega mentira de Bolsonaro em fala sobre mortes por Covid no Brasil

No Palácio da Alvorada, nesta segunda-feira (7), Bolsonaro citou um relatório do TCU que mostrava um dado sobre mortes por Covid no Brasil. Mas o órgão desmentiu o presidente; entenda

Por: Gabriel Brolli - Jornalista
07/06/2021 às 18:37 - atualizado em 07/06/2021 às 18:37

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

O Tribunal de Contas da União (TCU) contradisse uma fala de Bolsonaro sobre as mortes por Covid-19 no Brasil. Segundo comunicado do órgão, o relatório que o presidente citou nunca existiu.

“O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ’em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”, afirmou o tribunal, em nota divulgada nesta segunda-feira (7).

Hoje mais cedo, no Palácio da Alvorada, Bolsonaro afirmou que possuía informações “em primeira mão” para compartilhar.

TCU alega mentira de Bolsonaro em fala sobre mortes por Covid no Brasil
TCU alega mentira de Bolsonaro em fala sobre mortes por Covid no Brasil (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Segundo o presidente, um suposto relatório do TCU mostrava que metade das mortes contabilizadas no ano passado no Brasil, causadas por Covid-19, não haviam sido de fato provocadas pelo novo coronavírus.

“Em primeira mão para vocês. Não é meu. É do tal do Tribunal de Contas da União, questionando o número de óbitos no ano passado por Covid. E ali o relatório final, não é conclusivo, mas em torno de 50% por Covid no ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União. Esse relatório saiu há alguns dias, logicamente que a imprensa não vai divulgar, vamos divulgar hoje aqui.”

Então, o TCU se pronunciou e disse que esse relatório nunca existiu. Desde o ano passado, Bolsonaro questiona os números de morte pela Covid-19. No entanto, nunca apresentou evidências que comprovassem as suas falas.

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News

Gabriel Brolli
Gabriel Brolli é jornalista. Com experiência em tradução, redação e produção de conteúdo para redes sociais, já colaborou para grandes veículos de comunicação. Saiba mais sobre Gabriel em seu perfil!