Vinicius de Moraes tem acervo disponível online a partir desta quinta

A partir desta quinta-feira (27), é possível acessar todo o acervo e obra do eterno poeta brasileiro de forma gratuita; veja como

Por: Gabriel Brolli - Jornalista
27/05/2021 às 19:51 - atualizado em 29/05/2021 às 16:45

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

Vinicius de Moraes (1913-1980), um dos maiores poetas brasileiros, tem seu acervo da vida disponível online. A partir desta quinta-feira (27), toda a obra do poeta está visível neste link – de forma virtual e gratuita. Estamos falando de documentos, manuscritos e muito mais!

Enquanto o acervo físico se encontra no Museu de Literatura Brasileira, da Fundação Casa de Rui Barbosa, agora é possível desvendar as belezas das escritas de Vinicius de forma digital. Assim, descobrir as letras do poeta pode ser uma boa distração em meio aos impactos do distanciamento social.

Toda a obra está na instituição desde 1992, mas somente agora a VM cultural resolveu digitalizar as informações. A empresa é dos filhos de Vinicius, que fazem a gestão da obra e dos direitos autorais do poeta. Antes disso, as obras se encontravam na casa da família do artista, na Gávea, bairro do Rio de Janeiro.

No total, são mais de 11 mil documentos originais, entre manuscritos e datilografias, somando 35 mil imagens. Dessa forma, sua exploração online incluirá poemas, textos em prosa, letras de música, roteiros de filmes, peças teatrais e mais.

Vinicius de Moraes tem acervo disponível online a partir desta quinta
Vinicius de Moraes tem acervo disponível online a partir desta quinta (Foto: Reprodução)

Enquanto a digitalização recebeu a idealização da neta do poeta, Julia Moraes, o sobrinho-neto de Vinicius, Marcus Moraes, ficou responsável pela coordenação técnica do site.

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News
Gabriel Brolli

Gabriel Brolli
Gabriel Brolli é jornalista. Com experiência em tradução, redação e produção de conteúdo para redes sociais, já colaborou para grandes veículos de comunicação. Saiba mais sobre Gabriel em seu perfil!