Novo calendário do PIS/Pasep 2018 saiu nesta segunda, 08

O governo vai divulgar neste dia, 08 de janeiro, segunda-feira, o novo calendário do PIS/Pasep – Programa de Integração Social e Pasep – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, para beneficiários com idade acima de 60 anos, e, que trabalharam com carteira assinada antes da data da Constituição de 1988.

Os trabalhadores terão conhecimento das datas em que poderão realizar os saques, a serem feitos nas agencias da Caixa Econômica Federal, administradora das contas do PIS, e, ou no Banco do Brasil, para trabalhadores inscritos no programa Pasep.
Os detalhes referentes as retiradas ficará ao encargo de cada instituição financeira.

Novo calendário do PIS/Pasep 2018, o que mudou na forma de sacar os benefícios

Nos meses de outubro a dezembro de 2017, os trabalhadores que tinham contas nas instituições que gerenciam as contas, receberam os valores de forma automática, como crédito na conta corrente, recebendo com dois dias de antecedencia do calendário de saque do PIS/Pasep.
E,puderam sacar, também nos terminais de autoatendimento, para quem tinha cota de valores menores.

Novo calendário do PIS/Pasep 2018 será divulgado nesta segunda-feira, 8 de janeiro. ( Montagem/AfolhaHoje)

Nesta segunda etapa de saque dos benefícios, o que forem dependentes ou herdeiros dos cotistas, vão também ter os valores creditados em conta, automáticamente, mesmo não sendo correntistas dos bancos que administradores dos benefícios, no caso, o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal.
Até então, os herdeiros ou dependentes com direito ao saque, teriam que se dirigir a uma das agências destes bancos, para proceder a retirada dos valores.

De acordo com o que informou o Ministério do Planejamento, haverá um cruzamento de dados do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social com os dados dos bancos, para agilizar a liberação dos recursos de acordo com o calendário dos próximos meses.

Quem tem direito a saque do PIS/PASEP 2018 nesta etapa de liberação

Tem direito ao dinheiro, somente que contribuiu com o programa antes da Constituição de 1988, quem fez contribuição após 1988 (4 de outubro) não tem direito a saque. A Constituição de 1988, após sua promulgação, passou a ter as contribuições do PIS/Pasep de empresas destinadas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), a fim de financiar o seguro-desemprego e o abono salarial, além da participação do BNDS, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

O valor dos saques perfaz um total de R$ 2,2 bilhões para cerca de 1,7 milhão de cotistas. Para quem já teve o saques liberado, que tem mais de 70 anos, os aposentados e os herdeiros, ainda é disponibilizada a retirada dos valores.

Novo calendário do PIS/Pasep 2018 desta segunda, consulte aqui

  • Data  e quem pode sacar
  • Dia 8 de janeiro –  Mulheres com 62 anos  ou acima e homens com 65 anos ou acima
  • Dia 22 de janeiro – Pessoas a partir de 60 anos com conta na Caixa e Banco do Brasil
  • Dia 24 de janeiro podem sacar pessoas a partir de 60 anos
  • A qualquer momento podem sacar: aposentados, idosos com mais de 70 anos e herdeiros (de cotistas falecidos)

Para realizar saques basta o comparecimento da pessoa a uma das agências da Caixa Econômica Federal, (para trabalhadores da iniciativa privada) ou numa agência do Banco do Brasil, (servidores civis e militares).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here