Sabemos que existem várias barreiras que atrapalham a emagrecer e que acabam sendo responsáveis pelo desvio do foco. E a mais desafiante de todas está bem pertinho de nós: o cérebro.

SIGA => A FOLHA HOJE NO GOOGLE

Praticar exercício físico, ter um planejamento alimentar, abandonar hábitos ruins, escolher alimentos naturais. Tudo isso já está repetitivo.

O maior vilão contra emagrecer está mais próximo do que você imagina
O maior vilão contra emagrecer está mais próximo do que você imagina
(alongatto.com.br)

RELACIONADAS



Sabemos bem quais os meios que levam ao resultado duradouro, saudável e conforme desejamos, mas o caminho até alcançar é o problema maior e poucos falam como passar por ele sem sofrer.

Loading...

E essa sensação desafiante, quase compulsiva, que nos impede de manter o foco é um mecanismo de autossabotagem elaborado pelo nosso cérebro.

O cérebro é o vilão

Manter a disciplina. Essa pequena frase é a mais difícil de seguir, principalmente por causa dos mecanismos de sobrevivência, que nosso cérebro ativa para impedir que mudanças capazes de bagunçar a zona de conforto aconteçam.

Loading...
O maior vilão contra emagrecer está mais próximo do que você imagina
O maior vilão contra emagrecer está mais próximo do que você imagina
(globoesporte.globo.com)

Conjunto de pensamentos, sentimentos, padrões de fala, de crenças limitantes e hábitos, que são realizados de forma inconsciente, são os principais empecilhos do emagrecimento.

Esse conjunto é a famosa desculpinha, é aquele peso na consciência, que nada mais é do que seu cérebro querendo que você permanece na condição que está, porque assim é mais confortável para ele.

Perceber quando a autossabotagem está acontecendo e onde, é bastante difícil.

A força do pensamento

Para explicar melhor, precisamos separar nosso cérebro em duas posturas, a racional e a emocional.

Loading...

O racional é a razão, somatório de escolhas conscientes, que acarreta resultados a longo prazo e que torna o processo de emagrecer mais fácil.

Já a emocional, trabalha no âmbito do prazer, do imediato e age conforme a emoção do momento, levando a uma recompensa a longo prazo ruim, deixando o processo de emagrecer sofrido. É essa que causa o famoso peso na consciência.

O maior vilão contra emagrecer está mais próximo do que você imagina
O maior vilão contra emagrecer está mais próximo do que você imagina
(rotinaemequilibrio.com.br)

A mente é a responsável pelas atitudes que acabam atrapalhando o processo de emagrecimento, os chamados autossabotadores. O maior exemplo de autossabotador é utilizar a comida como consolo emocional.

Seja por causa de um coração partido, um dia estressante no trabalho, um refúgio para esquecer traumas, ou até a crença de que determinado alimento trará felicidade.

Mas existem também aqueles que acabam desconsiderando méritos e capacidades pessoas, nos fazendo crer que não conseguiremos manter assiduidade, determinação e foco.

Ou ainda aqueles que culpam fatores terceiros (tempo, cansaço, não saber fazer) como desculpa para não conseguir emagrecer.

Autossabotadores mais comuns

O maior vilão contra emagrecer está mais próximo do que você imagina
O maior vilão contra emagrecer está mais próximo do que você imagina
(casarnaoengorda.com.br)

Sentimento de fracasso

Pensamentos negativos geram ações negativas e aumentam o estresse. Quanto mais pensamentos que não conseguiremos atingir nossos objetivos, que tudo dará errado, menores são as chances de realmente conseguir.

A falta de crença em si mesmo é a principal causa de desistência e comodismo na saciedade. Não crer em si leva a desistência dos sonhos, deturpa nossa capacidade de se superar e de resolver desafios.

Escolhas emocionais

Descontar as emoções na comida é sempre o pior caminho. Consolar a tristeza, o estresse e a frustação com alimento é agir por impulso e emoção.

A comida acaba virando sua recompensa, eu refúgio e seu ambiente de positividade, gerando dependência e até pode levar a obesidade.

Resistir às mudanças

Os desconfortos causados pelas necessárias mudanças de hábitos, acabam gerando pensamentos que levam a encarar aquele novo estilo de vida como ruim.

VEJA TAMBÉM:

+Entenda o efeito sanfona e como ele atrapalha a emagrecer com saúde

+7 Motivos Para Você Investir Nos Exercícios Físicos

Isso acontece, porque as pessoas ignoram o fato de é preciso uma reeducação mental, para que a alimentar funcione.

Por essa razão, é muito importante um acompanhamento psicológico para todo caso de emagrecimento, principalmente com a sociedade tão crítica como a que vivemos.

Como escapar desse limbo?

É importante que acredite que você é capaz, escute mensagens motivacionais, busque pessoas que estão com o mesmo objetivo que você.

Converse com sua família, seus amigos, apoio sempre é importante e, obviamente, consulte um psicólogo.

Emagrecer leva tempo, requer paciência e para durar, precisa ser acompanhado de mudanças de hábitos.

Espero ter ajudado!

Siga A Folha Hoje nas Redes Sociais:

Instagram: @afolhahoje;

Página do facebook: A Folha Hoje;

Grupo do facebook: A Folha Hoje – Saúde

Loading...

14 COMENTÁRIOS

  1. Ola blog emagrecimento! Adorei o conteúdo, muito esclarecedor!
    Perca peso de uma forma simples e eficiente!
    SLIM PATCH EMAGRECEDOR
    Adesivos Naturais!!!
    ??Inibibidor de apetite
    ??Acelera o metabolismo
    Adquira já o seu!!! Funciona de verdade ??????

  2. Conheça Agora A Única Maneira Comprovada De Voltar a Forma Depois da Gravidez Fazendo Exercícios em Casa!!

    Quer conhecer um programa que irá te auxiliar a SECAR famosa gordura localizada?
    Você ainda tera um cronograma completo do que comer, um cardapio só seu, instruções de exercicios focado em queima de gordura localizada abdominal e receitas de gel redutor de medidas.
    Cronograma de 30 dias completo Impossível não notar diferença logo nas primeiras semanas! Ta preparada para acabar com a barriguinha? COMECE AGORA!

  3. Uau, amei essa matéria, meus parabéns!
    Tenho certeza que vai me ajudar muitoo! Eu não emagrecia de jeito nenhum até que me indicaram as receitas para secar a barriga desse
    Foi tiro e queda, deu muito certo e emagreci com saúde e qualidade, principalmente depois que associei a alimentação com exercícios físicos. Estou muito satisfeita.

  4. Está com dificuldades em emagrecer? Dieta de 17 Dias Com Grupo Vip, Descubra o maior método de Emagrecimento Utilizado por Milhares De Mulheres, Acesse esse link e aproveite:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui