O narcotraficante ‘El Chapo’ foi condenado a prisão perpétua nos EUA



O narcotraficante mexicano Joaquin Guzman, conhecido por 'El Chapo', foi sentenciado hoje (17) a prisão perpétua nos Estados Unidos. Durante 25 anos, ele liderou um dos mais poderosos cartéis do mundo
Juliana Seixas - 17 de Julho de 2019 às 13:18:31

O narcotraficante mexicano Joaquin Guzman, conhecido por ‘El Chapo‘, foi sentenciado hoje (17) a prisão perpétua nos Estados Unidos. Durante 25 anos, ele liderou um dos mais poderosos cartéis do mundo. No entanto, ele foi preso várias vezes, mas logo após fugia, e isso o transformou em uma lenda.

El Chapo é sentenciado a prisão perpétua (Imagem: U.S. law enforcement via AP)

A sentença ocorreu nessa quarta-feira por um juiz de Nova York. ‘El Chapo‘ que agora tem 62 anos, foi acusado de tráfico de droga, lavagem de dinheiro, bem como liderar uma empresa criminosa, entre vários outros crimes.


RELACIONADAS



Ele foi preso no México em 2016, mas somente em 2017 os EUA conseguiram sua extradição. Desde então, ele segue em solitária, e só pode receber visitas dos seus advogados. Seus advogados devem recorrer da decisão.

Vídeo do National Geographic sobre a história de El Chapo

No vídeo abaixo, produzido pela National Geographic, mostra a história de El Chapo, como ele se tornou líder do cartel mais poderoso do mundo, bem como suas prisões e fugas.

Vídeo sobre a história do narcotraficante mexicano (Fonte: canal do Youtube Amantes de Aventura)

De acordo com seu depoimento, na adolescência, ele começou plantas a maconha e papoula, por falta de alternativas. Mais tarde, ele veio a ser recrutado pelo então chefe do cartel mexicano, na cidade de Guadalajara.

Quando esse ex chefe foi preso em 1989, ele fundou outro cartel também no México. Era ele quem mais fornecia drogas como heroína, metanfetamina, cocaína do que qualquer outro traficante no mundo. A fortuna acumulada o levou a lista de revista Forbes como um dos homens mais ricos do mundo.

Ademais, leia também:

Futebol ao vivo -Flamengo X Athetico PR – jogo de volta pela Copa do Brasil

Especial do comediante Whindersson Nunes estreia em Agosto na Netflix

VEJA TAMBÉM



Postado por: Juliana Seixas
Sou Engenheira de Materiais, professora de Inglês e Francês e escrevo para o site A Folha Hoje.