O primeiro carro do mundo movido a gasolina foi desenvolvido pelo inventor austríaco Siegfried Marcus em 1864. O automóvel de quatro rodas funcionava a partir de um motor de combustão interna de apenas um cilindro!

Porém, como a máquina não tinha embreagem, as rodas traseiras tinham que ser levantadas do chão antes que o motor pudesse ser ligado. Insatisfeito com o desempenho, Marcus decidiu desmontá-lo.


RELACIONADAS



Somente em 1875 Siegfried Marcus voltou a desenvolver seu projeto e criou um veículo com um sistema elétrico notavelmente avançado, além de possuir volante, assentos, embreagem e freios. Este é provavelmente o automóvel – realmente funcional – mais antigo a gasolina existente no mundo.

Loading...

O primeiro carro do mundo – a patente de Karl Benz

O primeiro carro do mundo e Siegfried Marcus
O segundo modelo criado por Siegfried Marcus

Em 1885 Karl Benz – fundador da famosa marca alemã Mercedes-Benz – apresentou seu triciclo e algum tempo depois seu conterrâneo Gottlieb Daimler apareceu com um modelo de quatro rodas. Ambos apresentavam um motor monocilíndrico de funcionamento semelhante ao que Marcus já tinha inventado.

Mas por que os ‘analistas’ reconheceram apenas o modelo criado por Karl Benz em 1885 como sendo o primeiro carro do mundo? A resposta é simples: Marcus era judeu.

Loading...

Em meados de 1940, o regime nazista ordenou que as enciclopédias da Alemanha apagassem o nome de Siegfried Marcus como inventor do automóvel e o substituísse pelos nomes dos engenheiros Benz e Daimler.

a patente de Karl Benz se tornou o primeiro automóvel do mundo
A patente de Karl Benz – seu triciclo foi registrado como o primeiro automóvel do mundo / Imagem: reprodução

Marcus não conseguiu fabricar seus carros em série e, ao contrário de Benz, também não patenteou sua criação. O segundo modelo criado por Marcus está preservado no Museu Técnico da Indústria e Comércio de Viena.

As autoridades do museu tiveram que esconder o veículo atrás de uma parede falsa para evitar sua destruição durante a ocupação nazista, eles tinham ordens para destruir seu carro e qualquer literatura que o descrevesse.

Marcus construiu dois automóveis posteriores, mas não duraram o suficiente para contar história. Ele também possuía cerca de 76 patentes (embora nenhuma em seus automóveis) em cerca de uma dúzia de países, inventou vários dispositivos elétricos e um carburador.

Loading...

Viagem de longa distância feita por Bertha Benz (1888)

A viagem de Bertha Benz
Bertha Benz, esposa de Karl Benz, se preparando para a viagem / Imagem: reprodução

Usando uma versão aprimorada do automóvel e sem o conhecimento do marido, a esposa de Benz, Bertha, e os dois filhos Eugen (15) e Richard (14) embarcaram na primeira viagem de longa distância na história automotiva em agosto de 1888.

A rota incluía alguns desvios e os levou de Mannheim a Pforzheim, seu local de nascimento. Com essa jornada de 180 quilômetros, incluindo a viagem de volta, Bertha Benz demonstrou a praticidade do veículo a motor para o mundo inteiro. 

Sem a ousadia dela – e a de seus filhos – e os estímulos decisivos resultaram no crescimento subsequente da marca Benz & Cie. Nessa época, partir da cidade de Mannheim para se tornar a maior fábrica de automóveis do mundo seria impensável para Benz.

Os carros a vapor

Ao examinar os livros de história dos automóveis, podemos perceber que várias invenções semelhantes precederam o primeiro carro no mundo e isso não está errado. 

No século 18, a invenção dos motores a vapor provou ser um grande ponto de virada – levou à fabricação de carros a vapor. Contudo, as carros a vapor eram difíceis de manusear, principalmente devido ao seu peso. 

Embora os veículos a vapor não tenham sido bem-sucedidos no uso normal, eles abriram o caminho para o futuro dos carros com motores a combustível como conhecemos hoje.

O primeiro carro a vapor que conhecemos foi concluído em 1769 pelo inventor francês Nicolas Cugnot. Era um veículo grande de três rodas que se movia à velocidade de uma caminhada e tinha como objetivo transportar canhões.

O primeiro carro a vapor
Carro a vapor feito por Nicolas / Imagem: reprodução

O veículo tinha que parar a cada quinze minutos para aumentar a potência do vapor. No ano seguinte, a Cugnot construiu um triciclo movido a vapor que transportava quatro passageiros.

Alguns historiadores, que aceitam que os primeiros veículos rodoviários a vapor eram tecnicamente automóveis costumam considerar Nicolas Cugnot o inventor do primeiro automóvel do mundo.

Réplica do primeiro automóvel criado por Benz / Fonte: Youtube

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui