Você que tem acima dos 40 anos de idade já ficou com aquela sensação de visão cansada e com dificuldade de focalizar objetos mais próximos? Isso pode ser um sinal de presbiopia. Mas o que é presbiopia?

A Presbiopia é a piora de visão normal que ocorre com o avançar da idade, principalmente em pessoas acima dos 40 anos. A presbiopia significado mostra que chega um momento da vida em que a visão apresenta falhas e precisa de correção.


RELACIONADAS



Esse problema é um processo normal de envelhecimento e por isso precisa ser levado em consideração na hora que os sintomas começam a aparecer.

Loading...
Foto: Infoescola

No olho humano, o cristalino, que é uma estrutura semelhante a uma lente, muda sua forma para melhorar a focalização das imagens, principalmente ao enxergar algo próximo. Para isso ocorra, ele é movido pelos músculos ciliares.

Mas com o tempo esses músculos passam a não funcionar tão bem e o cristalino não se adaptada mais da melhor forma, dificultando à focalização da imagem. Como resultado, a visão de perto acaba sendo prejudicada, sendo caracterizada como presbiopia.

Loading...

Fatores de risco da presbiopia

Você que tem acima dos 40 anos de idade já ficou com aquela sensação de visão cansada e com dificuldade de focalizar objetos mais próximos? Isso pode ser um sinal de presbiopia. Mas o que é presbiopia?
Você que tem acima dos 40 anos de idade já ficou com aquela sensação de visão cansada e com dificuldade de focalizar objetos mais próximos? Isso pode ser um sinal de presbiopia. Mas o que é presbiopia? (Foto: Minuto Saudável)

Veja alguns fatores de risco que podem ajudar no aparecimento da presbiopia:

⦁ Pessoas na faixa dos 40 a 50 anos de idade;
⦁ Fatores de saúde, como anemia, diabetes, esclerose múltipla e doenças cardiovasculares;
⦁ Uso de medicamentos, como antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos;
⦁ Pessoas que mantém uma alimentação errada, rica em açúcar e gordura;
⦁ Paciente que já passaram pelo procedimento de cirurgia intraocular.

Quais os sintomas da presbiopia

Bem, se você tem essa faixa de idade e está preocupado em saber mais o que é a presbiopia, saiba outros tipos de sintomas presbiopia:

⦁ Problemas para enxergar letras e imagens muito pequenas;
⦁ Sensação de visão turva na hora de tentar ler qualquer coisa em uma distância normal;
⦁ Fortes dores de cabeça ou cansaço na hora de desenvolver qualquer tipo de tarefa que exige uma visão mais firme;
⦁ Necessidade de luz para realizar atividades que envolvem a visão de perto
⦁ Problema de enxergar de perto, sendo necessário afastar algo que se está lendo.

Loading...

Tratamento da Presbiopia

É importante saber que não existe tratamento mas sim uma correção por meio de ajuda feita com especialistas médicos.

Dentre elas, podemos destacar:

– Uso de óculos de grau ou lentes de contato

Os óculos são a forma mais simples de resolver os sintomas causados pela presbiopia. Isso porque as lentes têm o papel de fazer a função do cristalino, compensando sua menor flexibilidade, o que torna a imagem mais correta na retina.

E esse grau dos óculos só pode ser receitado por um oftalmologista, que fará os exames necessários e indicará qual a forma correta de corrigir esse problema, e se houver outro problema de visão, além da vista cansada, os óculos farão essa função de correção.

Já as lentes de contato funcionam da mesma forma que os óculos, mas não são aparentes, o que as torna esteticamente melhores.

Assim, converse com seu médico sobre a possibilidade de usá-las e qual a melhor opção para o seu caso.

– Necessidade de cirurgias

A cirurgia refrativa tem a função de corrigir erros da visão, como miopia, astigmatismo, hipermetropia, e podem ser usados na presbiopia.

Mas no caso da presbiopia, os resultados podem ser os esperados, pois o que é corrigido é a hipermetropia, onde há alteração cirúrgica na córnea, e não no cristalino;

– Radiofrequência

Bastante usada nos Estados Unidos, a radiofrequência, o médico corrige temporariamente os problemas na visão, fazendo a alteração do encurvamento da córnea.

– Cirurgia Facorefrativa

Neste caso ocorre a substituição do cristalino por uma lente artificial de acrílico (feitas em polimetilmetacrialto).

Ou seja, para a correção da presbiopia, o paciente ficaria com um cristalino artificial, similar ao que ocorre na cirurgia para substituição do cristalino em pessoas com catarata.

Dentre essas opções de presbiopia correção, o ideal é buscar aquela que melhor se enquadra a sua necessidade e indicada pelo médico especialista que vai entender qual o tratamento ideal para amenizar os problemas causados pela presbiopia.

Quer saber mais sobre saúde e beleza?

Siga agora mesmo nossas páginas do Facebook e do Instagram e permita notificações para receber mais notícias sobre jogos Ao Vivo, futebol, esportes e etc.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui