25 de Novembro de 2019, atualizado ás 11:11

Óleo chega a 3 cidades do Rio de Janeiro e Marinha fica em alerta



Por: | Notícias

Compartilhar:
         

Pequenas amostras de óleo chegaram a 3 cidades do Rio de Janeiro, e com isso a Marinha abriu uma alerta para novos casos de poluição nas praias brasileiras.

O notícia foi feita pela própria Marinha do Brasil no último domingo (24) depois que pequenos fragmentos de óleo chegaram nas praias de Santa Clara e Guriri, em São Francisco de Itabapoana; e na praia do Barreto, em Macaé.

O óleo recolhido nas praias fluminenses foram levadas para analise e ainda não se sabe se é o mesmo que afetou ao Nordeste e o estado do Espírito Santo.

Uma equipe da Marinha e de institutos de defesa do meio ambiente foram direcionados aos locais para que uma limpeza mais aprofundada possa ser feito, evitando danos maiores.

Foto mostra a mancha de óleo que atingiu o Nordeste do Brasil, e agora uma pequena quantidade chega a 3 cidades do Rio de Janeiro, onde a Marinha fica em alerta – Foto: Folha de SP

O material recolhido nas praias do Norte Fluminense foi encaminhado ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), em Arraial do Cabo.

As primeiras manchas de óleo foram localizadas na Paraíba em 30 de agosto. Desde então, o óleo já foi localizado em 724 localidades, segundo levantamento do Ibama divulgado na sexta-feira (22). Entre os municípios do litoral nordestino, principal região do Brasil atingida, 72% dos municípios tiveram praias afetadas.

Durante mais de um mês, o óleo ficou concentrado em praias de 8 estados: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

As autoridades brasileiras ainda não concluíram o inquerito para saber de onde partiu o petróleo cru.

Em outubro, a Polícia Federal chegou a falar que um navio grego seria o responsável pelo descarte de óleo de petróleo cru no mar, mas a Marinha disse que cerca de 30 navios ainda estão na lista de suspeitos.




Raquel Luciano

Jornalista com experiência na produção de conteúdo para diversos canais de informação espalhados pelo Brasil. E-mail: rachell.luciano@gmail.com

     

0 Comentários