OMS anuncia novo surto de Ebola na República Democrática do Congo
Segundo informações do governo, 06 casos da doença foram detectados, incluindo 04 mortes. Local do novo surto é o mesmo onde o Ebola surgiu no ano 2018.
Joey Phillipe - 01 de Junho de 2020 às 20:37:52

Nesta segunda-feira, 01 de junho, foi declarado um novo surto de ebola na  República Democrática do Congo -RDC, de acordo com informações da Organização Mundial de Saúde – OMS. O governo informou que 06 casos da doença já foram detectados, incluindo 04 mortes.

Inicialmente, os novos casos estão surgindo em Mbandaka, na província de Équateur, na região oeste da RDC. No entanto, o país, que fica localizado no centro da África, enfrenta também a pandemia ocasionada pelo coronavírus. Bem como, o maior surto de sarampo do mundo.  Além disso, um surto de ebola, ocorrido anteriormente, está em fase final no leste do país, de acordo com a OMS.


RELACIONADAS



“Isso é um lembrete de que a Covid-19 não é a única ameaça de saúde que as pessoas enfrentam”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Apesar de muito da nossa atenção estar na pandemia, a OMS continua a monitorar e responder a muitas outras emergências de saúde”.

Assim, com o comunicado realizado nesta segunda-feira, a RDC passa a contabilizar o décimo surto de ebola desde que o vírus foi descoberto no ano de 1976.

Mais sobre o novo surto de Ebola
OMS anuncia novo surto de Ebola na República Democrática do Congo – Foto: Catraca Livre

“Está acontecendo em um momento desafiador, mas a OMS trabalhou nos últimos dois anos com as autoridades de saúde, o CDC da África e outros parceiros para fortalecer a capacidade nacional de responder a surtos”, declarou a médica Matshidiso Moeti, que é diretora regional da OMS para a África.

“Para reforçar a liderança local, a OMS planeja enviar uma equipe para apoiar o aumento da resposta. Dada a proximidade deste novo surto a rotas de transporte movimentadas e países vizinhos vulneráveis, devemos agir rapidamente”, concluiu Moeti.

Contudo, a região onde está acontecendo o atual surto é próxima a fronteira da República do Congo. Entretanto, de acordo com a OMS, é provável que a RDC possua surtos de ebola. Em decorrência da existência do vírus em animais nas mais diversas áreas do país.

Por fim, entre os anos 2013 e 2016, 11,3 mil pessoas foram mortas devido uma pandemia de ebola no oeste africano, principalmente em  Guiné, Libéria e Serra Leoa. De acordo com informações disponibilizadas pelo G1.

VEJA TAMBÉM



Postado por: Joey Phillipe
Sou redator, curto a área de informática, gosto de games e esportes.