04 de Setembro de 2018, atualizado ás 10:09

Os benefícios da saúde bucal na 3ª idade



Por: | Beleza

Compartilhar:
         

Dar importância da saúde bucal é primordial para manter uma vida mais saudável, ainda mais na 3 idade.

Dentes saudáveis ​​são essenciais para mastigação e deglutição eficazes e, portanto, para uma boa nutrição, mas com a idade, os músculos faciais vão perdendo a força e se tornam mais frágeis, e a capacidade de alongamento das gengivas é perdida.

Assim, os dentes tornam-se fracos e frágeis, e o recuo das gengivas faz com que os dentes fiquem suscetíveis a doenças bucais.

E como os idosos são, muitas vezes, incapazes de cuidar adequadamente de seus dentes devido à fraqueza geral ou problemas, é importante dar atenção a esses detalhes, mantendo uma higiene diária.

E quais os benefícios da saúde bucal na 3 idade?

Benefícios da saúde bucal aos idosos

Dar importância da saúde bucal é primordial para manter uma vida mais saudável, ainda mais na 3 idade. (Foto: Reprodução/Internet)

Às vezes, os idosos são relutantes ou incapazes de dizer ao seu dentista seus problemas. Eles podem até mesmo ignorar problemas dentários por causa de outros problemas de saúde mais exigentes. Nesses casos, é essencial que os membros da família prestem atenção aos sintomas.

E quais os benefícios desses cuidados? Um dos mais recorrentes é ficar livre das cáries.
A cárie pode ocorrer em qualquer idade. No entanto, devido à recessão gengival e à periodontite, as pessoas idosas correm maior risco de desenvolver cáries radiculares.
E a cárie dentária é uma grande ameaça para a perda dentária em idosos, representando até 60% das extrações.

Os fatores de risco para a cárie coronária e radicular levam a uma maior exposição a bactérias graves, que vão trazer graves problemas a saúde.

A cárie é uma doença multifatorial com importantes fatores de risco nos idosos, que podemos citar: carboidratos fermentáveis, placa (especialmente na presença de restaurações e próteses), diminuição da destreza, diminuição da secreção salivar e uso de medicamentos.

Consulte sempre um dentista

Sempre procure um dentista para os cuidados que possa melhorar a saúde bucal nesta fase da vida.

Ele fará uma avaliação da saúde bucal, identificando e tratando as condições orais comuns e encaminhando pacientes a um dentista, se necessário.




Raquel Luciano

Jornalista com experiência na produção de conteúdo para diversos canais de informação espalhados pelo Brasil. E-mail: rachell.luciano@gmail.com

     

0 Comentários