Começou o mês Outubro Rosa, não poderíamos iniciar o mês sem falar desse assunto importantíssimo, que é a prevenção do câncer de mama, fique atentos, sobre o assunto, de como fazer o diagnóstico e se prevenir.

Outubro Rosa é mês de luta contra o câncer de mama? Entenda como funciona

O câncer de mama surge quando as células do seio começam a crescer descontroladamente. Estas células geralmente formam um tumor que pode ser visto em um raio-x ou pode ser sentido como um nódulo (massa, caroço ou nódulo).
O tumor é maligno se as células puderem crescer penetrando (invadindo) os tecidos adjacentes ou se espalhando para áreas distantes do corpo. O câncer de mama ocorre quase exclusivamente em mulheres, mas os homens também podem sofrer com isso.


RELACIONADAS



Em geral, 50% dos casos de câncer de mama são diagnosticados em estágios avançados, ingerir bebida alcoólica em excesso aumenta as chances de se desenvolver o câncer de mama, praticar exercícios físicos regularmente diminui as chances de se desenvolver o câncer de mama.

Fique atenta a todos os sinais em sua mama.

O autoexame deve ser feito pelo menos uma vez ao mês, logo depois do período menstrual. Desta forma, você vai conseguir notar qualquer alteração bem no início.

  • Alteração no tamanho ou na forma da mama;
    Vermelhidão ou coceira na mama e/ou ao redor do mamilo;
    Liberação de liquido pelo mamilo, sem apertar;
    Inchaço na axila ou ao redor da clavícula;
    Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
    Afundamento da mama, endurecimento ou enrugamento da pele;
    Inversão súbita do mamilo;
    Dor constante na mama ou na axila;

O autoexame como deve ser feito

Confira como você vai conseguir perceber qualquer alteração desde o inicio!

Em frente ao espelho, você irá se Tocar, colocando as mãos na cintura e preste atenção no formato, contorno e tamanho das suas mamas. Observe se tem pregas, alterações na pele ou depressões.

Agora, ponha as suas mãos para cima, e fique atenta aos mesmos sinais, observe se existem alterações significativas. Coloque uma mão atrás da nuca e com a ponta dos dedos da outra mão, analise toda a área da mama em vários movimentos circulares, de fora pra dentro. Procure por caroços ou qualquer sinal diferente.

Uma dica: Tente fazer no chuveiro, com as axilas e mamas ensaboadas, com isso fará as mãos deslizarem com maior facilidade, auxiliando na ajuda no auto-exame. Apalpe delicadamente os mamilos e observe se saem líquidos ou secreções. As axilas também devem ser examinadas pois elas fazem parte do tecido mamário, com movimentos circulares, iguais aos feitos nos seios.

Não brinque com o câncer mamário pois, ele não brinca com você. É importante frisar que, no caso de dúvida, procure um agente de saúde mas próximo da sua residência. Vale lembrar também, que como esse mês é oficial de prevenção, qualquer tipo de exame ligado ao problema é muito tranquilo de se consegui. Então, não perca tempo e procure ajuda médica especializada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui