Ovos fazem mal para a saúde? Confira!

Os ovos tem um alto valor nutricional, com proteína de alto valor biológico, gorduras insaturadas e antioxidantes (saudáveis), triptofano (um aminoácidos precursor da serotonina), que é uma substância associada à sensação de bem-estar, 13 vitaminas essenciais, minerais como o cálcio (representa 40% da casca de ovo) que contribuí na prevenção de deficiência de cálcio, em especial na redução do risco de osteoporose, em indivíduos de diferentes grupos etários e classes sociais, tudo isso em apenas 70 calorias.

Ovos fazem mal para a saúde? Confira! (imagem: reprodução/internet)
Ovos fazem mal para a saúde? Confira! (imagem: reprodução/internet)

Os ovos são ricos em colesterol

Quase todas as pessoas que treinam conhecem os benefícios da clara. Contudo a gema do ovo, que é rica em colesterol normalmente é jogada fora. Na década de 70, especialistas relacionaram os altos níveis de colesterol no soro sanguíneo a doenças coronarianas, e consequentemente com o consumo de ovos em função da quantidade de colesterol presente na gema.

Além de ter função em melhorar o baixo Testosterona

O colesterol, no entanto, tem funções tão importantes, que o organismo possui um complexo sistema de síntese desta substância.
Entre as funções do colesterol está a síntese de testosterona, o hormônio anabolizante natural do organismo. Com o aumento da ingestão de colesterol na alimentação, o organismo diminui a sua síntese, regulando as quantidades no sangue.

Confira também: Suco detox: Descubra quais os benefícios para o seu organismo e Saúde: Saiba como melhorar a deficiência de testosterona 

Corpo vitaminado

Outro nutriente importante é a lecitina, a mesma melhora a dinâmica da membrana da célula, na qual dita o controle do que entra e saí do seu corpo. Ela também ajuda a controlar os níveis de gordura e colesterol, e ainda melhora o sistema gastrointestinal. Todas as células do corpo humano precisam de lecitina e mesmo assim é muito difícil encontrar este nutriente nos alimentos – com exceção da gema. Pessoas geneticamente predispostas á aterosclerose apresentam síntese aumentada de colesterol, e mesmo sem a ingestão, apresentam altos níveis sanguíneos dessa substância. O ovo é um produto de excepcionais características nutritivas, portanto, necessita apenas que a sociedade o conheça como alimento de alto valor biológico.

Ovos fazem mal para a saúde? Confira! (imagem: reprodução/internet)
Ovos fazem mal para a saúde? Confira! (imagem: reprodução/internet)
Os ovos estão na lista entre os alimentos mais nutritivos do mundo

Apenas um único ovo cozido tem aproximadamente de: Vitamina A: 6% da IDR; Ácido Fólico: 5% da IRD; Vitamina B5: 7% da IDR; Vitamina B12: 9% da IDR; vitamina B2:15% da IDR; Fósforo: 9% da IDR; Selênio: 22% da IDR. Os ovos possuí também quantidades significantes de vitamina D, E, K, vitamina B6, zinco e cálcio. (Ressaltando que a sigla IDR significa Ingestão Diária Recomendada.) Ou seja com certeza os ovos não fazem mal para a saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here