Pedidos de aposentadoria estão sendo bloqueados pelo sistemas do INSS
Por: Heberton Junior / 06 de Janeiro de 2020 às 20:15:14

Looks like you have blocked notifications!

Recentemente os trabalhadores que realizaram o pedido de aposentadoria e estão sendo barrados pelo sistemas do INSS, de acordo com as novas regras da Previdência deverão aguardar por tempo indeterminado até receber o benefício.

Os sistemas do INSS estão barrando os novos pedidos de aposentadoria (Foto/Divulgação)

Isso está acontecendo porque os sistemas do INSS ainda não foram atualizados conforme as novas regras, mesmo passando quase dois meses do início delas. Além disso, não foi dado nenhuma previsão de quando essas novas regras serão atualizadas no sistema no INSS, embora o INSS afirme que os sistemas estejam “em fase avançada de desenvolvimento”.

Provavelmente você também pode gostar:

IPVA 2020 começa nesta quinta-feira dia 9 de janeiro em São Paulo

Dívida com Banco do Brasil? Saiba como limpar o nome no SPC e Serasa

Segundo o INSS, a reforma da Previdência, instituída em 13/11/2019 pela Emenda Constitucional 103, provocou enormes mudança no sistema previdenciário brasileiro. Essas mudanças tornaram necessário fazer muitos ajustes nos sistemas no INSS, de cálculo e de transição, idades e alíquotas, por exemplo.

Todos os cálculos do INSS são feitos por sistemas informatizados

De acordo com o INSS em nota, “nenhum cálculo de atendimento de regras ou definição de valores de benefícios concedidos pelo INSS é feito de forma manual pelos servidores, mas por sistemas que cumprem esse papel com segurança e uniformidade.” Em vista disso, todos os ajustes no sistema precisam ser realizados com cuidado, o que leva bastante tempo. Ademais, também há o risco de se barrar pessoas que realmente teriam direito à aposentadoria, acarretando em muitas ações judiciais pelos trabalhadores lesados.



Ao todo, são seis sistemas de concessão, manutenção e pagamento de benefícios que precisam ser ajustados, além da atualização do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Este cadastro nada mais é do que a base de dados que reúne as informações de todos os contribuintes da Previdência Social.

Essa demora na concessão dos benefícios, entretanto, é péssima para os beneficiários, pois a aposentadoria não deixa de ser um salário, tendo caráter alimentar. Sendo assim, ela é bastante necessária para que o trabalhador e sua família tenham suas necessidades básicas atendidas.

Os antigos pedidos de aposentadoria não estão sendo afetados

Entretanto, os atrasos nos pedidos de aposentadoria estão acontecendo somente nos pedidos que seguem as novas regras. Pedidos realizados de acordo com as regras vigentes antes da reforma da Previdência não estão sendo afetados pelos ajustes nos sistemas.

A partir da data do agendamento no INSS o valor da aposentadoria é contado

Primeiramente, os valores começam a ser contados a partir do dia em que o trabalhador fez o agendamento do pedido de aposentadoria. Desta forma, o trabalhador já pode fazer seu pedido mesmo que o sistema ainda não esteja em ordem.

Além disso, o trabalhador pode estar realizando o seu pedido de aposentadoria pelo site Meu INSS ou pelo site aplicativo, disponível para Android e IOS. Se você não conseguir fazer seu agendamento pelo site, então entre em contato com o INSS pelo número 135.

Enfim, curtiu a matéria?

Então, nos acompanhe pelo Instagram. Assim acompanhará tudo sobre notícias, esportes, futebol ao vivo, cartões de crédito.


Postado por: Heberton Junior
Designer e gamer em busca do melhor conteúdo.

Load more

Notícias relacionadas

Receba nossas notícias NO CELULAR

Receba nossas NEWSLETTER

Futebol ao Vivo Receita Notícias Futebol ao Vivo