O governo acaba de divulgar nesta sexta-feira (3) o calendário para pagamento do abono salarial do PIS/Pasep (ano-base 2019) e todos que são clientes do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, receberão a partir do dia 30 de Julho.

O PIS (Programa de Integração Social) é atribuído aos trabalhadores que atuam na iniciativa privada com carteira assinada, e seu abono é pago através da Caixa. Enquanto o Pasep (Patrimônio do Servidor Público) é destinado às pessoas que exercem suas funções em cargos públicos, e o banco responsável pelo seu pagamento é o Banco do Brasil.


RELACIONADAS



No entanto, para quem não tem conta corrente em nenhum dos bancos citados, o dinheiro será depositado a partir do dia 16 de julho na sua respectiva agência.

Confira Também

Cartão de Crédito do Bolsa Família é lançado. Mas isso é verdade?

Vale lembrar que o valor ficará disponível nas contas até o dia 30 de julho de 2021. Ou seja, caso o cliente não realize o saque até este dia, o valor ficará retido.

Confira outras matérias:

Quem tem direito a receber o PIS/Pasep e qual será o valor

Governo libera as datas de pagamento do PIS-Pasep
Governo libera as datas de pagamento do PIS-Pasep

Para ter direito a receber os abonos do PIS/Pasep, o trabalhador precisa atender alguns requisitos, são eles:

  1. Estar cadastrado no PIS por, no mínimo, cinco anos;
  2. Ter recebido uma média de dois salários mínimos durante o ano de referência (2019);
  3. Trabalhou com registro formal no ano-base por um período de trinta dias, consecutivos ou não;
  4. Ter seus dados corretamente informados pela Pessoa Jurídica (empregador) na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

+ Siga: A Folha Hoje no Google News

O valor do abono salarial vai depender da quantidade de meses que o trabalhador desempenhou suas funções no ano-base de 2019. Ou seja, para quem trabalhou apenas um mês irá receber 1/12 de um salário mínimo (R$ 88,00), mas quem trabalhou o ano inteiro receberá o valor integral (R$ 1.045,00).

Calendário de Pagamentos

PIS

Calendário de Pagamento referente ao PIS
Confira o Calendário de pagamento referente ao PIS – Foto: Reprodução

Pasep

Calendário de Pagamento referente ao Pasep – Foto: Reprodução

Como Sacar

O trabalhador da iniciativa privada que deseja sacar o PIS basta ter em mãos o Cartão Cidadão já desbloqueado e com a senha cadastrada. Posteriormente é só retirar a quantia em um terminal de autoatendimento, em uma das agências da Caixa ou nas casas lotéricas.

+ Acesse Estado News!

Contudo, caso não tenha o Cartão Cidadão o valor só poderá ser sacado nas agências da Caixa, basta apenas levar um documento de identificação oficial com foto. Caso tenha mais dúvidas, entre no site da Caixa Econômica.

Quanto ao Pasep, o servidor público terá seu crédito depositado na sua conta do Banco do Brasil. Para mais informações basta ligar para a central de atendimento do BB através do telefone 0800-729 00 01 ou acessar a página do Banco do Brasil.

Confira as datas dos abonos do PIS-Pasep

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui