PIS/Pasep: Saiba quem pode sacar o benefício. Começa nesta semana!



Saiba quem pode sacar o PIS/Pasep que começa nesta semana (Imagem: Notícias concurso)
Anderson Gomes - 22 de Julho de 2019 às 21:23:01

A caixa Econômica Federal irá liberar a partir da quinta feira (25) o saque do abono salarial (PIS/Pasep). O pagamento chega até um salário mínimo e os trabalhadores que nasceram no mês de julho ou com final de inscrição ‘0’ serão os primeiros a retirar o benefício.

Entretanto, para quem é correntista do Banco do Brasil e servidor público já poderá adiantar a retirada do seu Pasep a partir desta segunda (22). O PIS para trabalhadores de empresas privadas, ou seja, quem trabalhou com carteira assinada em 2018, será creditado nesta terça (23).


RELACIONADAS



Veja também:

Jornalista da TV Globo descobre câncer na boca e pede afastamento

Consulte agora seu CPF para saber se está no SPC Serasa

Quem tem direito ao Abono?
Saiba quem pode sacar o PIS/Pasep que começa nesta semana (Imagem: Notíciasconcurso)

Para saber quem tem o direito, são estes os critérios:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base; que neste caso é referente à 2018
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Quem é correntista ativo da Caixa Econômica Federal recebe o crédito automaticamente. O saque do PIS pode ser feito em qualquer agência da caixa desde que apresente documento com foto; e quem tiver o cartão cidadão pode fazer a retirada direto no caixa eletrônico, casas lotéricas ou no Caixa aqui.

E os funcionários públicos farão a retirada do Pasep no Banco do Brasil, também é necessário um documento oficial com foto.

Qual o valor do Abono Salarial

De acordo com a Lei 13.134/15, o Abono Salarial tem valor proporcional ao tempo de serviço do empregado no ano base em questão, no nosso caso, é referente à 2018. O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

Primeiramente, o empregado deverá ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias com carteira assinada por empresa no ano-base de 2018, requisito para ter o direito ao Abono Salarial do PIS.

Cada mês trabalhado equivale a 1/12 de salário mínimo no valor do benefício, assim, o período igual ou superior a 15 dias contará como mês integral.

confira abaixo a tabela com base no salário mínimo de R$ 998,00:

(Imagem: Jornal contábil)

Calendário de Pagamento

(Imagem: Caixa.gov)

Lembre-se: O Abono Salarial estará disponível para saque até 30 de junho de 2020, entretanto, quem não sacar até a data limite perderá o benefício.

Ficou interessado em saber outras notícias? Então siga agora mesmo nossas páginas do Facebook e do Instagram

VEJA TAMBÉM



Postado por: Anderson Gomes
Sou redator e professor de Física, curto uma boa música, games e, acima de tudo, estar com minha família.