19 de Outubro de 2019, atualizado ás 14:10

Planejamento e plano financeiro, o que é e sua importância no dia a dia



Por: | Finanças

Compartilhar:
         

Quem nunca sonhou com a tão famosa independência financeira? Fez planos para a aposentadoria? Quem sabe viajar uma ou duas vezes por ano? Ou simplesmente comprar ou trocar seu carro? Esses são objetivos que com um bom planejamento financeiro e um plano de negócio sólido podem ser alcançados e tornarem-se bastante concretos.

Planejamento e plano financeiro, o que é e sua importância no dia a dia. (Imagem: actuar.com)

O planejamento financeiro é um termo utilizado na administração para se referir aos processos de organização financeira, onde será realizado o levantamento do atual estado financeiro pessoal ou de um negócio, estabelecendo objetivos e mantendo atualizado o fluxo de suas movimentações.

SIGA => A FOLHA HOJE NO GOOGLE NEWS

O resultado do planejamento financeiro é colocado em um plano financeiro.

Grande parte dos brasileiros, segundo pesquisa realizada em todas as capitais do país, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), não realizam controle do seu orçamento, 45,8% dos entrevistados, e 29,8% o fazem ‘de cabeça’, o que não é um método confiável.

Além do mais, muitas vezes caímos na infelicidade de controlar os gastos mais altos e esquecermos os “extras” do mês. Como por exemplo o que se gasta com cartão de crédito e juros que pagamos nele.

VEJA TAMBÉM:

Nobel da Medicina: Cientista brasileira trabalha com um ganhador
Manchas de óleo atingem Japaratinga, em Alagoas. Uma onda de horror

Para evitarmos dívidas e o “vermelho” no final do mês a regra número um é conhecer o que entra, suas receitas, e ter anotado em papel, planilha ou aplicativos voltados para organização financeira, como o GuiaBolso, ZeroPaper e Money Wise, as despesas do mês, todas elas – até aquele lanche que você fez ao invés de almoçar. Suas despesas não podem ser maiores que as suas receitas.

Depois estabeleça objetivos, se é uma viajem no final do ano que você quer realizar então anote tudo, quanto vai ser necessário para passagem, hospedagem, alimentação, tenha tudo na ponta do lápis para que você possa se organizar para atingir essa meta.

E lembre-se, disciplina é essencial. Não abandone seu plano, ele lhe será útil em toda a sua vida. 




G M Rhaekyrion

Escritora de ficção e fantasia, colunista de site em entretenimento, moda, saúde, beleza e bem-estar. Bióloga por formação, pela Universidade Federal de Alagoas e, eventualmente, faço criticas narratológicas para escritores de ficção.

  

0 Comentários