É comum a gente se pegar pensando em formas de ganhar dinheiro. Não que uma renda extra seja ruim, mas muitas vezes se torna insuportável a situação: o salário que eu ganho não paga as minhas contas, e elas parecem se multiplicar todos os meses. Mas você já parou para pensar que isso pode ser culpa da falta de planejamento financeiro?

Diferente do que você deve estar pensando esse não é um artigo de auto ajuda sobre como melhorar seu mindset para que você possa fazer mais dinheiro. A proposito esse artigo vai te fazer pensar claramente sobre sua relação com o dinheiro e como isso afeta seu dia a dia e sua vida financeira.


RELACIONADAS



Muitas pessoas já devem ter ouvido falar na falta que faz a educação financeira no nosso país. Em outros artigos comentamos que a quantidade de pessoas com o nome sujo pode estar ligada diretamente com o pouco valor que se dá a educação financeira de nossa população.

Loading...

Uma das analogias que podemos fazer em relação ao dinheiro e como ele influencia a sua vida é justamente: quem manda no seu dinheiro? É você quem tem controle sobre as cédulas que entram no seu bolso ou é o dinheiro que tem poder sobre você?

Achou a pergunta confusa? Então vamos explicar. Mas antes de conferir essa matéria entre na página de notificações pelo link, clique no botão azul “Criar Alerta” e fique por dentro de todas as matérias de finanças que a equipe da A Folha Hoje prepara para você.

Loading...

Planejamento financeiro e como ele pode fazer ganhar dinheiro?

Planejamento Financeiro Pode Ser o que Falta Para Ganhar Dinheiro. (Foto: mettaforacursoslivre.com)
Planejamento Financeiro Pode Ser o que Falta Para Ganhar Dinheiro. (Foto: mettaforacursoslivre.com)

Existem pessoas que nem ao menos tem noção do salário que recebem — não estou dizendo que você é uma delas, mas se for, precisa urgentemente correr ao seu extrato bancário para verificar quanto entra na sua conta todos os meses. E qual o problema disso? Se você não tem noção nem de quanto ganha, imagina ter controle sobre os seus gastos.

Diferente do que as pessoas costumam pensar em relação a educação financeira, ter controle sobre suas despesas não é ser mesquinho ou mão de vaca, ter controle sobre suas despesas significa levar uma vida sem sustos com as faturas do cartão de crédito ou as dívidas na praça. E isso é possível com um bom planejamento financeiro.

Com controle sobre o faturamento e as despesas, fica mais fácil definir prioridades sobre as compras e as despesas com os supérfluos. Já parou para pensar em quanto você gasta com coisas que provavelmente nem vai usar? Dessa forma se torna muito mais fácil economizar e a sensação de que não sobra dinheiro diminui.

Além do mais quando você tem controle sobre suas contas sobra dinheiro, que pode ser investido para render mais dinheiro, a longo prazo isso pode significar sua independência, e a possibilidade de ter a moeda trabalhando para você. A regra básica é: não gaste mais do que ganha e planeje mensalmente suas receitas e despesas.

Loading...

Uma dica interessante é: pague boletos para si mesmo, assim você separa uma porcentagem do seu salário para investir (investimentos podem ser feitos a partir de 30,00, não é nem uma pizza no fim de semana). São os primeiros passos para ter uma vida financeira mais feliz, onde você tem controle sobre o seu dinheiro e não o contrário.  

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui