13 de Janeiro de 2020, atualizado ás 14:01

Plano financeiro: dicas para manter um planejamento organizado

Por: | Finanças


Looks like you have blocked notifications!

Ter uma vida financeira organizada e manter o plano financeiro, sem dívidas e que lhe permita uma vida confortável é o sonho de muita gente.

SIGA => A FOLHA HOJE NO GOOGLE NEWS

Embora na prática isso parece ser impossível de se alcançar, na realidade com alguns hábitos, e mudanças de hábitos, esse conforto é possível de se alcançar.

Dicas para manter um plano financeiro organizado. (Imagem: retirada do site Na Pratica)
Muita gente tem a ideia de que se organizar financeiramente e ter controle sobre seus gastos é algo negativo, como se deixar de gastar com algo frívolo, ou preferir comer num restaurante mais barato fosse coisa de “pão duro”.

Há ainda o pensamento de que poupar ou controlar seu financeiro significa privar-se de momentos de lazer e descanso.

Pelo contrário, ter noção das suas receitas e despesas é essencial para que se faça sobrar dinheiro, ou até fazer mais dinheiro, e assim possa-se gastar mais com momentos de lazer e diversão.

Veja algumas dicas de como manter uma vida financeira saudável, e manter um plano financeiro organizado.

1 – Reserve um dia para organizar o financeiro do mês.

Separe um dia no mês, de preferência próximo ao dia em que você recebe, para destrinchar todas as despesas esperadas para o mês. Faça planilhas, organize um caderninho de finanças ou baixe um aplicativo que lhe auxilie, mas nunca faça suas contas de cabeça.

Coloque suas receitas e adeque suas despesas para que não ultrapassem o valor do seu salário, tente poupar pelo menos 10% do que você recebe, para começar, ou engordar, sua reserva de emergência.

2 – Estabeleça as prioridades.

Caso já esteja com o orçamento no vermelho, tente quitar suas dívidas sem adquirir novas, evitando uma bola de neve num futuro próximo.

Defina quais as despesas são prioridades e o que for supérfluo corte do seu orçamento.

3 – Defina objetivos.

Saber os motivos para que se quer poupar dinheiro é o que lhe ajudará a poupar, manter um objetivo fixo lhe fará ter um norte para usar o dinheiro com sabedoria.

Algumas pessoas dizem querer ter mais dinheiro para viajar, então comece por aí, defina quanto seria esse “mais dinheiro”: quer ficar em um hotel ou em uma pousada, vai precisar de guias turísticos, vai viajar de avião ou de ônibus.

Depois defina em quanto tempo vai conseguir o montante para a esperada viagem.

A princípio o ideal é que você faça uma reserva de emergência, para que o dinheiro poupado para seus objetivos não acabe sendo gasto com outros fins que não o planejado.

VEJA TAMBÉM:

+3 Aplicativos de controle financeiro que vão ajudá-lo no dia a dia;
+Cartão de crédito pré-pago, tudo o que você precisa saber.

4 – Evite usar créditos

Principalmente os bancos adoram empurrar linhas de crédito, oferecer empréstimos, cheques especiais e aumentar seu limite nos cartões de crédito. Mas no final das contas todos esses “benefícios” podem se tornar armadilhas capciosas.

Os juros pagos por utilizar esses créditos são extremamente abusivos e os bancos não vão lhe contar isso antes que você já esteja endividado.

5 – Mantenha a disciplina

Disciplina, disciplina, disciplina. Mantenha o foco em seus objetivos e não deixe de seguir seu planejamento financeiro. Não se deixe levar pelo consumismo exacerbado, às vezes caímos na tentação das propagandas e no final das contas nem lembramos aonde colocamos nosso dinheiro.

E lembre-se você é a cabeça pensante do seu relacionamento com o dinheiro, controle-o para que ele não controle você.

Gostou das dicas? Deixe sua opinião nos comentários.

Até a próxima.

Siga nas Redes Sociais:

Instagram: @afolhahoje;

Página do facebook: A Folha Hoje;




G M Rhaekyrion

Escritora de ficção e fantasia, colunista de site em entretenimento, moda, saúde, beleza e bem-estar. Bióloga por formação, pela Universidade Federal de Alagoas e, eventualmente, faço criticas narratológicas para escritores de ficção.

  

0 Comentários