Notícias

Polícia Civil – Alerta sobre Golpe no OLX – Leia com atenção e não se torne mais uma vítima.

Polícia Civil - Alerta sobre Golpe no OLX

A Polícia Civil alerta a população para um novo golpe envolvendo anúncios de veículos no olx. Por meio da internet, estelionatários conseguem chegar até as fotos e informações sobre veículos entram em contato com as vítimas.

Saiba também: Polícia Civil – alerta para golpes envolvendo suposta recuperação de veículos furtados ou roubados.

COMO OCORRE O GOLPE:

1 – O estelionatário vê um anúncio no site OLX e mantém contato com vendedor, demonstrando interesse na aquisição do bem. Durante a conversa, ele PEDE DADOS E FOTOS do veículo.

Loading...

2 – Com esses dados, ele faz um ANÚNCIO FALSO no mesmo site OLX, oferecendo aquele mesmo veículo por um preço abaixo de mercado.

3 – Quando um comprador se interessa pelo anuncio falso e mantem contato com o falso vendedor (estelionatário), este afirma que tem o carro para vender, mas PEDIRÁ A ALGUÉM (PRIMO,IRMÃO,CUNHADO,AMIGO) QUE MOSTRE O VEÍCULO, pois ele não está na cidade.
Na ocasião, o estelionatário pede que no momento do encontro o comprador não comente com a pessoa nada a respeito da negociação, principalmente em relação ao valor do bem.

Loading...

4 – Após combinado tudo com o comprador, o estelionatário mantém contato com o verdadeiro vendedor e diz que está interessado em comprar o veículo para PAGAR UMA DÍVIDA A UM EX-FUNCIONÁRIO, por exemplo, e pede que o vendedor mostre o veículo para aquela pessoa, SOLICITANDO também que no momento do encontro O VENDEDOR NÃO REVELE que é o proprietário do bem.

5 – O estelionatário consegue promover UM ENCONTRO ENTRE O COMPRADOR E O VENDEDOR, de modo que o carro seja visto e a transação pareça legal. Assim, o primeiro acredita que está comprando um veiculo por um bom preço e o outro acredita que está vendendo o veículo também por um bom preço.

6 – Como o comprador vê o carro, se sente confiante e acaba depositando o dinheiro em uma conta fornecida pelo estelionatário, geralmente de uma AGÊNCIA DE FORA DO ESTADO.
No entanto, como esse dinheiro não é repassado para o dono do veículo, o comprador acaba ficando no prejuízo. Também há casos em que o estelionatário manda um FALSO COMPROVANTE DE TRANSFERÊNCIA para o vendedor e este repassa o bem para o comprador, acreditando que o dinheiro está em sua conta, nesse caso, quem fica no prejuízo é vendedor.

DICAS PARA NÃO SE TORNAR VÍTIMA

Polícia Civil - Alerta sobre Golpe no OLX
Polícia Civil – Alerta sobre Golpe no OLX

1- DESCONFIE de interessados que PEÇAM MUITOS DADOS DE SEU VEÍCULO, por telefone ou rede social. Prefira marcar um encontro pessoalmente, em local público, para tratar do assunto;

Loading...

2- FIQUE ATENTO ao SOTAQUE da pessoa que mantém contato com você. Geralmente os estelionatários são de fora do estado;

3- JAMAIS CONCORDE em MENTIR ou PASSAR INFORMAÇÕES FALSAS a respeito do carro ou da transação, a pedido da pessoa que se diz interessado na compra. Sempre converse com a pessoa que está interessada em comprar ou vender o veículo e fale a VERDADE a respeito da negociação.

4- VERIFIQUE a AGÊNCIA Bancária da conta indicada para depósito. Através de uma simples consulta no Google, colocando o nome do banco e o número da agência, é possível saber se aquela conta é de fora do estado. Nesse caso, fique ainda mais desconfiado;

5- em caso de dúvida, não faça nenhum depósito e PROCURE A DELEGACIA MAIS PRÓXIMA.

Diante da execução dos golpes em diversas partes do país e de boletins de ocorrências recentes feitos em Sergipe e em demais Estados, a Polícia Civil alerta para que sejam evitados os repasses de informações detalhadas sobre seu veiculo de forma totalmente aberta pela internet; assim como não realize nenhum pagamento.

DRCC – Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos.

Loading...

Você pode gostar de
Tags: , , , , ,

More Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu