10 de Julho de 2019, atualizado ás 15:07

Política brasileira na fantasia de Felipe Castilho. Ordem Vermelha – Filhos da Degradação.



Por: | Entretenimento

Compartilhar:
         

Ordem Vermelha é, com toda certeza, uma surpresa das grandes, e das melhores, no mundo da fantasia nacional. Poucos escritores fantásticos brasileiros possuem livro marcantes como a de Felipe Castilho.

O destaque se dá no uso da política brasileira como plano de fundo para a criação de um universo paralelo, destacando sombriamente a desigualdade e as regalias dos privilegiados na hierarquia social.

Política brasileira na fantasia. Ordem Vermelha – Filhos da Degradação (amazon.com.br)

Detalhes do livro Ordem Vermelha.

Ordem Vermelha: Filhos da Degradação é um livro de ficção fantástica publicado pela editora Intrínseca em 7 de dezembro de 2017. Com autoria de Felipe Castilho.

Sobre o Autor

Felipe Castilho é autor livro de fantasia e ficou famoso pela série O Legado Folclórico, que mistura a mitologia brasileira com os universos de videogames. Indicado ao Prêmio Jabuti pelo quadrinho Savana de pedra, também.

Ordem Vermelha é seu primeiro livro pela editora Intrínseca.

Política brasileira na fantasia. Ordem Vermelha – Filhos da Degradação (intrinseca.com.br)

Sinopse Oficial de Ordem Vermelha

Você destruiria seu mundo em nome da verdade? A última região habitada do mundo, untherak, é povoada por humanos, anões e gigantes, sinfos, kaorshs e gnolls. Nela, a deusa una reina soberana, lembrando a todos a missão maior de suas vidas: servir a ela sem questionamentos. No entanto, um pequeno grupo de rebeldes, liderado por uma figura misteriosa, está disposto a tudo para tirá-la do trono. Com essa fagulha de esperança, mais indivíduos se unem à causa e mostram a una que seus dias talvez estejam contados. Um grupo instável e heterogêneo que precisará resolver suas diferenças a fim não só de desvendar os segredos de untherak, mas também enfrentar seu mais terrível guardião, o general proghon, e preparar-se para a possibilidade de um futuro totalmente desconhecido. Se uma deusa cai, o que vem depois? (Retirado do site Amazon)

Assista o booktrailer

Ordem Vermelha e a Maldição.

A capa, as imagens e as folhas, são dignos de um livro internacional, muito bem trabalhadas e diagramadas, com cores exuberantes e detalhes minuciosos, inclusive com algumas folhas totalmente negras, que se encaixam perfeitamente com as consequências da maldição.

O livro começa contando sobre uma maldição que atingiu as raças viventes daquele mundo, decretando uma série de consequências pelos atos deletérios nas guerras que aconteceram.

Trazendo um mundo totalmente novo, criado e bem trabalhado, Felipe Castilho nos mostra uma variedade de raças, que lembram muito as mesas clássicas dos jogos de RPG. Com uma leitura fluída e firme, que nos faz acreditar ser real cada evento ali citado.

Política brasileira na fantasia. Ordem Vermelha – Filhos da Degradação (momentumsaga.com)

Ordem Vermelha e a Política Brasileira.

Talvez o ponto mais importante é como Felipe Castilho traz a situação política brasileira em um universo fantástico de espadas, magia e criaturas. Demonstrando claramente, e muito cruel, o sofrimento do trabalhador, que acreditar ser digno e livre, mas, na verdade, é um escravo do sistema e ainda crer ser para seu bem.

De modo inverso, os privilegiados pelo sistema, usufruem de regalias, que os tornam intocáveis e dessa maneira oprimem severamente os de menor classe. Entretanto, são igualmente escravos da Soberana, que os ilude para que controlem a grande mão de obra que gera suas riquezas.

LEIA TAMBÉM

CCBB Rio de Janeiro contará com mostra de Stephan King: 41 filmes.

É AMANHÃ! 1º Trailer de Mulan Live-Action será divulgado.

Freud e Serial Killer, juntos na nova série Netflix ‘Freud’

A 3º temporada da série “Stranger Things” já está disponível na Netflix !

Ordem Vermelha e a Inclusão

Em meio a era da inclusão, Ordem Vermelha dá um espetáculo ao mostrar, com naturalidade, casais homossexuais, pessoas negras, mulheres fortes e poderosas, mas com naturalidade e fluidez, não se sente uma pressão para fazer engolir esse quadro, é, simplesmente, o natural. Como deveria o ser na vida real.

Yanisha e Raazi vieram para abalar as estruturas dessa ditadura cruel, pois descobriram o segredo que torna a Soberana tão temível e que acabaria com sua política exploratória. Esperta que só elas, planejam um golpe de Estado, divisor de águas na vida da população.

Os Demais Personagens do livro

Há também Harun, com o jeito carrancudo dos anões, Ziggy, o sinfo e Aelian, o humano bobinho, mas camarada, que é a cara da amizade; típico anime, na minha opinião.

São personas muito bem construídas, seguras, representativas, variadas e com a cara do nosso Brasil, nessa miscigenação maravilhosa.

É o grupo mais improvável, mas que se unem em prol de uma batalha que só será vencida com o apoio de todos.

Política brasileira na fantasia. Ordem Vermelha – Filhos da Degradação (conhecertudoemais.blogspot.com)

Por que ler Ordem Vermelha é importante?

Os grandes clássicos da literatura, como o livro Senhora, O Cortiço e Dom Casmurro, são praticamente obrigação dos alunos de ensino médio desejosos em prestar vestibular. São obras importantes e que ajudam a entender a história do nosso país.

Entretanto, basicamente nos limitamos a essas criações imperiais, de uma época muito antiga, com um cenário bem diferente de hoje. Assim, muitos escritores contemporâneos ficam esquecidos e boa parte dos bons autores vivem em uma esfera obscura exclusiva daqueles que participam do mesmo meio.

Ordem Vermelha é um exemplo grandioso de fantasia nacional, de personagens incríveis, é uma reflexão sobre o que é exigir seus direitos, exigir as mudanças e não se omitir por uma condição governamental desigual e precária.

Todavia, Nos leva a pensar como é importante a união do povo, os amigos e a força que precisamos ter uns nos outros para que as mudanças aconteçam.

É um livro que deveria ser destacado e considerado, pois mostra críticas sociais fortes, em uma narrativa fantástica bem elaborada.

O Orgulho

Ordem Vermelha deixa um orgulho gostoso do nosso país, dos brasileiros, e com a esperança reforçada sobre a literatura nacional; é uma demonstração de amor e trabalho duro, é palpável a dedicação de Felipe Castilho e seus colaboradores.

E você, esperando o quê pra ler essa maravilha de livro?

Diga-me, até onde iria para tornar seu país um lugar melhor?

GMR


Anderson Gomes

  

0 Comentários