Se você precisa muito de um dinheiro extra e está pensando em fazer um empréstimo, fique atento às dicas abaixo para saber o que deve ser feito para ter mais chances de ter sua proposta de crédito aprovada. Saiba como aumentar suas chances de ter seu cadastro aprovado.

Muitas pessoas ficam surpresas quando tentam um empréstimo e não conseguem, achando que bastaria o fato de ter o ‘nome limpo’ na praça para poder conseguir o valor solicitado, mas não é bem assim que funciona.


RELACIONADAS



As instituições de empréstimo, fazem uma extensa verificação sobre a vida da pessoa, se seu nível de comprometimento financeiro está de acordo com seus ganhos além de consultar também seu ‘score de crédito’.

O ‘score de crédito’ é importante e é consultado por praticamente todos os bancos e instituições financeiras

Como conseguir empréstimo estando negativado?
Como conseguir empréstimo

Este é um sistema que aponta se determinada pessoa é boa ou não para pagar e se oferece risco de se tornar um inadimplente. Imagine uma pessoa que nunca ficou com o nome sujo, mas tem o costume de atrasar o pagamento de suas contas, este sujeito certamente terá um score de crédito mais baixo e isto irá prejudicá-lo na hora de obter um empréstimo.

Este score leva vários fatores em conta para definir uma pontuação que vai de 0 a 1.000, analisando dados pessoas do consumidor, o relacionamento que ele mantém com empresas, seu histórico de pagamento, entre outros dados.

Quando uma pessoa tem de 0 a 300 pontos no score de crédito, ela é considerada como de alto risco de inadimplência, ou seja, não conseguirá empréstimos.

Se a pontuação ficar entre 300 e 700 pontos, então é considerada de médio risco e poderá conseguir o dinheiro solicitado, mas com certa dificuldade. Aqueles que têm mais de 700 pontos, são considerados de baixo risco de inadimplência e por isso conseguem mais facilmente ter a aprovação do pedido de empréstimo.

Comprometimento financeiro, Banco Central mostra tudo

Não tente esconder que você já tem compromissos financeiros assumidos. Entre os sistemas de informação do Banco Central, um dos mais abrangente é o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR), que não é um cadastro restritivo, não vai mostrar se você está negativado, a grande maioria dos dados disponíveis referem-se a bons pagadores.

Porém, esse sistema de informação, abrange dados de todas as operações de crédito contratadas pela pessoa com instituições financeiras (com responsabilidade total igual ou superior a R$ 200,00). Este fator pode pesar muito na hora da liberação de seu empréstimo. Se sua renda já estiver comprometida o bastante, não vão lhe dar mais crédito para que não possa pagar, apontando como risco de inadimplência.

Caso isso acontece tente saudar algumas dívidas para abrir margem para novos empréstimos.

Empréstimo com fiador: ofereça mais garantias de pagamento

Uma das melhores saídas para quem esta com alto comprometimento financeiro no seu CPF é a oferta de um fiador para garantir o empréstimo. Os bancos prezem muito por essa garantia. Ela não é obrigatória, mas é um poderoso aditivo para ajudar quem precisa de um dinheiro rápido. Lembre-se sempre que as regras para o fiador são as mesmas pra quem está querendo o empréstimo e que caso não possa pagar, o fiador será responsabilizado pela dívida.

Como cuidar bem do e aumentar seu score

Se para conseguir ter o pedido de empréstimo aprovado é preciso ter um bom score, então o melhor a ser feito é cuidar bem dele e isso pode ser feito de várias maneiras:

  1. Mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados e caso mude de endereço ou telefone, informe-os novamente, pois isso é importante para as instituições financeiras.
  2. Jamais deixe seu nome negativado, se tem alguma dúvida pendente, procure a empresa e tente fazer uma negociação, ainda que seja para pagar em várias parcelas, o importante é limpar seu nome o quanto antes.
  3. Mantenha o pagamento das contas em dia, pois quando atrasa, além de pagar juros também perde pontos no score. Quem tem um bom histórico pode até conseguir juros menores, lembre-se disso.
  4. Faça somente empréstimo que possa pagar, pois a empresa irá analisar sua renda mensal e não irá aprovar sua solicitação se o valor for comprometer sua vida financeira.
  5. Ter vínculo empregatício ajuda na hora de conseguir empréstimo e quanto mais tempo estiver na empresa, melhor será.

O score de crédito é construído no dia a dia

Fique sempre atento à sua vida financeira, seja uma pessoa controlada, relacione tudo que precisa ser pago no mês, deixe o dinheiro já separado e pague sempre com alguns dias de antecedência para não haver risco de atraso.

Você vai construindo seu score no decorrer do tempo, e se tiver este cuidado, quando precisar fazer um empréstimo conseguirá o valor solicitado com muito mais facilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui