17 de Dezembro de 2018, atualizado ás 07:12

Presentes de Natal? Cuidado na hora de parcelar as suas compras no cartão de crédito



Por: Raquel Luciano | Finança

Compartilhar:
         

Ainda não comprou os presentes de Natal e está naquela luta para achar algo ideal para o seu amigo e família? Saiba que muitas pessoas esperam os dias que antecedem as festa de final de ano para procurar um presente, atrás de algum desconto especial. E a maioria delas vão compra os presentes no cartão de crédito, e dependendo do valor, parcelar as compras no cartão de crédito.

Mas sabia que parcelar suas compras no cartão de crédito pode ser uma armadilha?

Na hora de comprar, você prefere pagar à vista ou acaba optando por parcelar a compra no cartão de crédito?

Hoje o cartão é uma facilidade na hora do pagamento, seja pela segurança oferecido durante as transações como a praticidade em não precisar ficar carregando grandes quantias de dinheiro na carteira.

Mas o que pode ser um aliado ao consumir, se for o cartão de crédito for usado de forma errada, poderá trazer prejuízo e problemas logo nos primeiros meses do próximo ano.

Mas porque parcelar as compras no cartão de crédito seria tão ruim?

Veja também:

Governo e bancos poderão limitar saques de dinheiro em terminais bancários

Crediário com Cartão de Crédito? Saiba como funcionará essa modalidade de pagamento

Cuidados ao parcelar as compras no cartão de crédito

Presentes de Natal? Cuidado na hora de parcelar as suas compras no cartão de crédito. (Foto: Internet)

Bem, para te ajudar a entender porque o parcelamento das compras no cartão pode não ser uma ótima ideia nessa época do ano, separamos aqui alguns motivos que vão fazer você repensar na hora da compra dos presentes:

Lojas tem mais benefícios

Diferente do que muitas pessoas acham, quando o cliente parcela as compras no cartão de crédito, quem sai mais na vantagem são as lojas, pois na grande maioria delas, já existe uma financeira por traz de cada operação financeira, que proporciona um cartões de loja, financiamentos, seguros e até mesmo empréstimos.

No final, o cliente compra os presentes e fica preso a loja sem ao menos perceber.

Não existe parcelas sem juros

O que o consumidor precisa entender é que não existe parcela sem juros. Ou ela é anunciada no produto para compras com o cartão de crédito ou esses juros já estão inseridos no valor final ao cliente, sem que ele perceba.

Por isso, em compras parceladas, fica quase que impossível negociar um desconto, porque a empresa precisa cobrar os juros, e isso só é feito deixando um valor cheio mais caro.

Pagamento das parcelas pode atrapalhar seu orçamento

Quando uma pessoa opta por parcelar uma compra grande, é porque ela não tem dinheiro para pagamento à vista.

Ou seja, muitos consumidores são atraídos pela possibilidade de comprar um produto mais caro gastando pouco todos os meses.

Mas o que poucas pessoas analisam é que, se ela não tem esse dinheiro agora, poderá não ter os próximos meses.

É como se fosse uma compra no escuro sem que você saiba se irá cumprir os acordos de pagamento ou não.

Assim, muitas pessoas já vão virar o ano com dívidas enormes, porque não tiveram consciência no momento que optaram por parcelar as compras no cartão de crédito. É isso que causa o chamado “bola de neve” e acaba com o orçamento familiar.

Por isso, a dica é evitar o parcelamento, a não ser em casos de real necessidade.

Assim, na hora das compras de Natal, o que acha de economizar, comprando apenas uma lembrancinha, evitando gastos desnecessários e sem a necessidade de parcelar as compras no cartão de crédito? A sua família vai ficar feliz com o presente e o seu bolso também!


Raquel Luciano

Jornalista com experiência na produção de conteúdo para diversos canais de informação espalhados pelo Brasil. E-mail: rachell.luciano@gmail.com

     

0 Comentários