Presidente Bolsonaro recua na decisão sobre base americana no Brasil




O presidente Jair Bolsonaro recuou na sua decisão de oferecer base militar do Brasil aos Estados Unidos. O motivo estaria relacionado às críticas que ele recebeu dos militares sobre essa possível medida governamental, que chegou a ser considerada desnecessária.

Presidente Bolsonaro recua na decisão sobre base americana no Brasil
Presidente Bolsonaro recua na decisão sobre base americana no Brasil

Bolsonaro recua na sua decisão

Mais uma vez, o presidente recuou na sua decisão de conceder a instalação da base militar americana no Brasil. Segundo a edição da Folha de São Paulo, publicada nesta terça, a desistência ocorreu após duras críticas realizadas pelos generais das Forças Armadas, que eram contra essa medida governamental.

Fontes oficiais revelam, que uma cúpula de militares haviam se reunido e posicionado contra a concessão territorial para uma base americana. Essas críticas chegaram até o Ministro da Defesa, o general Fernando Azevedo e Silva, que transmitiu as mensagens até o presidente.

Declaração do presidente sobre base militar

Durante a sua entrevista realizada pelo SBT, o presidente Jair Bolsonaro revelou a possibilidade de instalação de uma das bases militares dos Estados Unidos no território brasileiro. A notícia impactou diretamente as Forças Armadas, que levantaram críticas sobre a decisão e afirmaram seu posicionamento contrário à medida.

Ernesto Araújo, chanceler brasileiro, chegou a confirmar essa possibilidade durante uma entrevista dada aos jornalistas em Lima. Logo depois de um encontro com dos demais chanceleres, ele afirmou que existia a chance do país receber uma base militar dos Estados Unidos.

Presidente Bolsonaro recua na decisão sobre base americana no Brasil
Presidente Bolsonaro recua na decisão sobre base americana no Brasil

Leia também

Presidente Bolsonaro é aconselhado a não falar sobre temas econômicos

Oferta de Bolsonaro para os EUA usarem o Brasil como base militar gera críticas entre militares

Aproximação simbólica com os EUA

Durante a entrevista do presidente ao SBT, ele teria declarado que a aproximação do governo brasileiro com o americano, tratava-se apenas de uma questão tanto econômica, quanto bélica. No entanto, a presença da base militar americana no país, seria apenas uma aproximação simbólica.

No entanto, essa intenção do presidente Bolsonaro seria apenas uma aproximação diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos. Afinal, Bolsonaro não esconde para ninguém sua grande admiração por Donald Trump, desde o período da corrida presidencial.

Destaca-se que o governo está aguardando a confirmação da visita oficial do presidente Bolsonaro ao presidente americano, daqui a alguns meses. Se confirmada, essa será uma das primeiras viagens diplomáticas realizada no novo governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here