08 de Janeiro de 2019, atualizado ás 12:01

Presidente Bolsonaro recua na decisão sobre base americana no Brasil



Por: | Notícias

Compartilhar:
         

O presidente Jair Bolsonaro recuou na sua decisão de oferecer base militar do Brasil aos Estados Unidos. O motivo estaria relacionado às críticas que ele recebeu dos militares sobre essa possível medida governamental, que chegou a ser considerada desnecessária.

Presidente Bolsonaro recua na decisão sobre base americana no Brasil

Bolsonaro recua na sua decisão

Mais uma vez, o presidente recuou na sua decisão de conceder a instalação da base militar americana no Brasil. Segundo a edição da Folha de São Paulo, publicada nesta terça, a desistência ocorreu após duras críticas realizadas pelos generais das Forças Armadas, que eram contra essa medida governamental.

Fontes oficiais revelam, que uma cúpula de militares haviam se reunido e posicionado contra a concessão territorial para uma base americana. Essas críticas chegaram até o Ministro da Defesa, o general Fernando Azevedo e Silva, que transmitiu as mensagens até o presidente.

Declaração do presidente sobre base militar

Durante a sua entrevista realizada pelo SBT, o presidente Jair Bolsonaro revelou a possibilidade de instalação de uma das bases militares dos Estados Unidos no território brasileiro. A notícia impactou diretamente as Forças Armadas, que levantaram críticas sobre a decisão e afirmaram seu posicionamento contrário à medida.

Ernesto Araújo, chanceler brasileiro, chegou a confirmar essa possibilidade durante uma entrevista dada aos jornalistas em Lima. Logo depois de um encontro com dos demais chanceleres, ele afirmou que existia a chance do país receber uma base militar dos Estados Unidos.

Presidente Bolsonaro recua na decisão sobre base americana no Brasil

Leia também

Presidente Bolsonaro é aconselhado a não falar sobre temas econômicos

Oferta de Bolsonaro para os EUA usarem o Brasil como base militar gera críticas entre militares

Aproximação simbólica com os EUA

Durante a entrevista do presidente ao SBT, ele teria declarado que a aproximação do governo brasileiro com o americano, tratava-se apenas de uma questão tanto econômica, quanto bélica. No entanto, a presença da base militar americana no país, seria apenas uma aproximação simbólica.

No entanto, essa intenção do presidente Bolsonaro seria apenas uma aproximação diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos. Afinal, Bolsonaro não esconde para ninguém sua grande admiração por Donald Trump, desde o período da corrida presidencial.

Destaca-se que o governo está aguardando a confirmação da visita oficial do presidente Bolsonaro ao presidente americano, daqui a alguns meses. Se confirmada, essa será uma das primeiras viagens diplomáticas realizada no novo governo.




Redação A Folha Hoje

https://www.afolhahoje.com/

A Folha hoje é um portal Notícias, Entretenimento e Conteúdo de nichos específicos como, concurso público, dicas de cartão de crédito, resultados de loterias, e muito mais. Para falar conosco envie um e-mail para contato.afolhahoje@gmail.com

  

0 Comentários