Após sofrer uma série de críticas quanto a privatização do SUS (Sistema Único de Saúde) e ser um dos assuntos mais comentados do Twitter nesta quarta-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro decidiu revogar o decreto 10.530 que autorizava os estudos de parcerias entre os setores privado e público para a administração das UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

O estudo foi mal visto na internet e milhares de usuários do Twitter escreveram mensagens de insatisfação, dizendo ser ‘genocídio’ e ‘covarde’ privatizar o SUS em plena pandemia, ressaltando que a vida de muitas pessoas dependem desse atendimento gratuito.


RELACIONADAS



Ao revogar o decreto, Bolsonaro tentou explicar que a medida visava apenas concluir obras do SUS que estavam paradas por falta de recursos financeiros, equipamentos e funcionários; descrevendo a repercussão como “O SUS e sua falsa privatização”.

‘Decreto para privatizar o SUS’: o que significava afinal?

Após sofrer críticas sobre a suposta privatização do SUS, Bolsonaro revoga decreto sobre estudos do PPI - foto: reprodução
Após sofrer críticas sobre a suposta privatização do SUS, Bolsonaro revoga decreto sobre estudos do PPI – foto: reprodução
Loading...

De acordo com Bolsonaro, a medida seria utilizada em prol das mais de 4.000 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 168 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) inacabadas.

Segundo o que foi esclarecido por Bolsonaro, o decreto revogado iria ajudar as pessoas a utilizarem a rede privada para obter atendimento com as despesas pagas pela União, e reforçando que a leitura do decreto não sinalizava a privatização do SUS.

Loading...

O Ministério da Economia também tocou no assunto e disse que a medida não afetaria a gratuidade do SUS, sendo que o principal ponto do projeto seria encontrar soluções para as UBSs não concluídas ou que estão paradas no Brasil.

Neste sentido, o Programa de Parcerias de Investimento (PPI) iria atuar lado a lado com o Ministério da Saúde e o BNDES para definir as diretrizes e selecionar municípios ou consórcios púbicos interessados.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui