O Programa Universidade Para Todos (ProUni), programa criado em 2004 pelo Ministério da Educação, com o objetivo de ajudar estudantes que não tem condições de cursar o nível superior em instituições particulares. O programa oferece bolsas de estudos a estudantes brasileiros de baixa renda e sem diploma de nível superior, por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Diferente do Fies que é destinado ao financiamento da graduação na educação superior.

Lembrando que, a participação do ProUni é somente para brasileiros estudantes que ainda não possuam diploma de curso superior. Os candidatos podem se inscrever duas vezes por ano, geralmente em janeiro e junho.

Quem pode participar do ProUni?


RELACIONADAS



Para concorrer a bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para bolsistas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além de preencher o requisito de renda, os interessados no ProUni também precisam:

Loading...

– Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede pública de ensino;
– Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede privada de ensino como bolsista integral da própria escola;
– Ter estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
– Ser pessoa com deficiência;
– Ser professor da rede pública de ensino, no exercício da docência na educação básica e constituindo o quadro de pessoal definitivo da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.

Que nota tenho que tirar no Enem para participar do ProUni?

Estudantes que desejam participar de qualquer edição do ProUni é necessário que a média das notas nas provas do Enem seja igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado a redação. Para calcular a média, basta somar as notas das cinco provas (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Redação, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e dividir o resultado por cinco.

Loading...

Quem pode concorrer às bolsas remanescentes?

Podem concorrer a bolsas remanescentes candidatos que tenham feito a inscrição, em todas as suas opções, em cursos com registro de não formação de turma e, ainda, professores da rede pública, no exercício do magistério da educação básica e que integrem o quadro de pessoal permanente da instituição. Além dos candidatos que tenha feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e tenham obtido média maior que 450.

Como saber se fui selecionado para as bolsas remanescentes?

Após realizar a inscrição o candidato terá alguns dias para apresentar a documentação comprobatória na instituição de ensino, o resultado será liberado no dia seguinte pelo próprio sistema de inscrição do ProUni.

Quanto tempo tenho para formar sem perder a bolsa?

Os beneficiados do programa, seja por bolsa integral ou parcial, terão sempre 2 vezes o período do curso para se formar. Por exemplo, se o curso tiver 4 anos o estudante terá até 8 anos para concluir o curso. Contudo, os estudantes precisam a cada semestre ter no mínimo 75% de aproveitamento da grade curricular.

Confira mais detalhes sobre o ProUni, no vídeo abaixo:

Loading...
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui