Inicio » Publieditorial » Reformas para evitar infiltrações são recomendadas para serem feiras durante o outono

Reformas para evitar infiltrações são recomendadas para serem feiras durante o outono

As áreas externas, como telhados e muros, também devem receber atenção, principalmente após as chuvas mais intensas.

Com o início do outono que, no Nordeste, se caracteriza pela menor frequência de chuvas, quem trabalha com impermeabilização e pequenos reparos afirma que essa é a melhor época para que esses serviços sejam concluídos com sucesso.

Infiltrações, goteiras e umidade nos cômodos aparecem com frequência quando não existe uma manutenção preventiva e podem causar estragos na pintura, nos móveis e no piso. As áreas externas, como telhados e muros, também devem receber atenção, principalmente após as chuvas mais intensas.

A dica é verificar periodicamente se há telhas quebradas ou mal encaixadas no telhado, além de manter as calhas sempre limpas e impermeabilizar lajes, tudo realizado com material adequado para essas áreas.

Quando já existe a infiltração, é essencial identificar a origem do problema, como um revestimento mal feito, vedação inadequada de portas ou janelas, tubulação com vazamento, entre outras.

Na hora de realizar a recuperação, conte com a ajuda de um profissional para realização de um tratamento adequado. O processo inclui impermeabilização externa e interna, sendo que esta última pode ser feita com materiais como a manta asfáltica que, como o nome indica, é feita de asfalto, impermeável.

Muitas vezes, adiar o conserto dessas áreas resulta no surgimento de um outro vilão das residências, o mofo. Lugares úmidos, quentes e com pouca luminosidade são perfeitos para o desenvolvimento deste fungo, que pode causar sérios problemas à saúde.

Após tratada a causa do problema, a remoção do mofo é simples. A Ferreira Costa recomenda a limpeza com água sanitária, com cuidado para não manchar as paredes, e o uso de tintas antimofo, que possuem ação fungicida e bactericida e ajudam a conservar as superfícies.