Beleza  
Por: Raquel Luciano / há 2 anos

Quais os tipos de doenças bucais que existem?

Proteger os seus dentes é fundamental para ter uma saúde bucal em dia e um sorriso das estrelas. Mas algumas doenças bucais podem atrapalhar, e causar diversos transtornos.

E como evitar esses problemas, ficando livre das cáries, gengivites, tártaros e mau hálito?

A dica fundamental aqui é ter informações sobre cada uma delas, pois só assim você conseguirá tomar medidas corretas para que ambos os problemas não se instalem nos seus dentes.

Tipos de doenças bucais

Proteger os seus dentes é fundamental para ter uma saúde bucal em dia e um sorriso das estrelas. Mas algumas doenças bucais podem atrapalhar, e causar diversos transtornos. (Foto: Internet)

Veja quais são das doenças bucais mais comuns e como elas podem ser prejudicais para a saúde dos dentes:

  • Cáries

As famosas cáries, tão comuns nas crianças, é causada pelos ácidos formados pelas bactérias que estão na placa dental. Assim, a pessoa que tem esse problema sente muita dor, sensibilidade ao frio e ao calor e dor ao mastigar.

  • Gengivite

A gengivite é uma inflamação gengival, caracterizada por gengiva inchada, vermelha, sensível ou com sangramento durante a escovação.

Sabe quando você escova os dentes e sai aquele sangue? Você pode estar com gengivite.

  • Tártaro

O tártaro é uma placa bacteriana que, quando não removida adequadamente durante a escovação, endurece na superfície dos dentes.

Por ser uma doença silenciosa, o tártaro pode acabar com toda a estrutura dos dentes sem que a pessoa veja, e quando for buscar tratamento, pode ser tarde demais.

  • Mau hálito

Ninguém gosta de ficar perto de uma pessoa com mau hálito. E esse problema, também conhecido pelos especialistas como halitose, é normalmente causado por maus hábitos de higiene bucal, infecções que ocorrem na boca, pelo tabagismo e o consumo de álcool, ou pelo consumo de alimentos muito condimentados e etc.

Outras causas do mau hálito incluem boca seca, infecções do trato respiratório, doenças sistêmicas como diabetes, doenças no rim, fígado e pulmão e problemas gastrointestinais, que podem incluir refluxo ácido e outros problemas de digestão estomacal.

Como prevenir doenças bucais?

Agora que você já conhece quais são as doenças bucais que mais afetam as pessoas, como prevenir esses males?

  • Mantenha a higiene bucal completa, que inclui escovação dental 3 vezes ao dia, com creme dental com flúor, uso do fio dental corretamente, escovar língua e bochechas e uso de antisséptico bucal;
  • Faça uma visita regularmente ao dentista, pois somente ele poderá identificar e ajudá-lo na resolução destes problemas.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole direitos, denuncie.
Load more

Notícias relacionadas