29 de Outubro de 2019, atualizado ás 07:10

Qual a diferença do cartão de débito e cartão de crédito?



Por: | Cartão de Crédito

Compartilhar:
         

Você já pensou qual a diferença entre o cartão de débito e cartão de crédito, que pode mexer com o seu bolso e nas finanças?

O cartão surgiu como uma opção de pagamento com o objetivo de proporcionar segurança e praticidade na hora das compras.

E por isso hoje temos a nossa disposição o cartão de débito e o cartão de crédito, que podem ser das bandeiras Visa, Mastercard e Elo, além de serem aceitos em diferentes estabelecimentos comerciais espalhados pelo mundo, de acordo com o tipo de cartão emitido.

Qual a diferença entre os cartão de crédito e cartão de débito?

Qual a diferença do cartão de débito e cartão de crédito? – Foto: Pixabay

Para que você possa entender a diferença de cada cartão, separamos algumas informações importantes.

Primeiro o cartão de débito está ligado a uma conta corrente, e para usa-lo é preciso ter saldo na conta, onde a compra é feita apenas á vista.

No cartão de crédito, dificilmente você conseguirá usar ele em compras internacionais, seja pela internet em sites estrangeiros como durante viagens pelo mundo

Já no cartão de crédito, a função é quase igual de um empréstimo, onde o cliente compra um produto com o limite liberado pela emissora do cartão, e paga depois com a chegada da fatura.

Também, com o cartão de crédito é possível parcelar as compras, facilitando a aquisição de diversos produtos.

E no crédito o cliente pode usar em compras internacionais, sempre de olho na cobrança de taxas e IOF.

Vantagens e Desvantagens do cartão de crédito e cartão de débito

Tanto o cartão de crédito como cartão de débito possuem suas vantagens e desvantagens. E quais seriam as diferenças nesse caso?

No caso do cartão de crédito, ele pode ser vantajoso caso o consumidor faça sua utilização do modo correto. Ou seja, realizando o pagamento das faturas nos dias corretos e gastando somente o que poderá pagar posteriormente.

Já as desvantagens do cartão de crédito estão relacionadas principalmente às altas taxas de juros cobradas por esse produto.

Ou seja, quando o clientes esquece de pagar uma fatura, acaba adquirindo uma dívida, que com o passar dos meses pode se tornar uma bola de neve, prejudicando o orçamento familiar.

Em relação ao cartão de débito, sua principal vantagem é a segurança, visto que o consumidor não andará com dinheiro em mãos, e em caso de roubo, é possível bloquear o cartão e evitar que o dinheiro depositado na conta corrente seja gasto.

Também, o cartão de débito não causa endividamento, até porque as compras só vão poder ser feitas á vista e aprovadas caso o titular possua a quantia necessária na conta.

Assim, fica a desvantagem do cartão de débito a falta de opções de pagamento parcelado, sendo considerável para a realização de compras de valores mais baixos.




Raquel Luciano

Jornalista com experiência na produção de conteúdo para diversos canais de informação espalhados pelo Brasil. E-mail: rachell.luciano@gmail.com

     

0 Comentários