Em tempos de pandemia, vários termos surgiram para ajudar a guiar as pessoas por caminhos distantes da COVID-19. Apesar disso, muitas palavras utilizadas continuam obscuras no conhecimento popular. Afinal, o que significa isolamento, quarentena e distanciamento?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estar em isolamento significa separar aqueles indivíduos que estão doentes, a fim de evitar a propagação de alguma doença.


RELACIONADAS



Por outro lado, quarentena é um termo utilizado para designar um período de distanciamento, levando em consideração que pode haver alguma chance do indivíduo apresentar sintomas e ser diagnosticado com a doença.

Por fim, distanciamento, que significa apenas estar distante, evitar contato físico para evitar o contágio. Atualmente, o distanciamento é obrigatório para a segurança de qualquer pessoa.

“Não apresento sintomas, mas acho que peguei coronavírus”, o que fazer?

Qual a diferença entre isolamento, quarentena e distanciamento? - foto: reprodução
Qual a diferença entre isolamento, quarentena e distanciamento? – foto: reprodução

Esta é uma pergunta interessante e você já deve ter se questionado sobre isso. Nesse caso, a resposta é “auto-quarentena“. Se você não apresenta sintomas e não acha absolutamente necessário procurar ajuda, deve recorrer a um período de quarentena.

Neste caso, recomenda-se 14 dias de quarentena, mesmo que você não apresente sintomas nesse meio tempo. Além disso, é importante que você mantenha seu local de convívio bem higienizado, sendo indispensável o uso de máscaras, álcool em gel e do distanciamento.

No entanto, se você apresentou algum sintoma e precisa confirmar, não arrisque, busque atendimento médico na unidade mais próxima da sua residência e realize um teste de COVID-19.

Veja algumas curiosidades sobre a transmissão da COVID-19

Se você tem animais em casa e já ouviu falar de casos onde animais foram diagnosticados com o coronavírus, pode ficar sossegado. Não há evidências que animais possam transmitir a COVID-19 para outras pessoas.

Antibióticos não são eficazes contra a COVID-19. Tais medicamentos são úteis apenas contra infecções bacterianas, por assim dizer, não será eficaz contra uma virose. Consulte sempre um médico para se ter uma orientação adequada.

O tempo de sobrevivência do coronavírus em superfícies pode ser de até 72 horas em materiais de plástico, 4 horas em materiais de cobre e menos de 24 horas em materiais de papelão.

Saiba como deve ser o isolamento domiciliar – fonte: Ministério da Saúde

Outras perguntas e respostas estão disponíveis no site da OMS. Ao acessar você encontrará diversas dúvidas frequentes sobre a COVID-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui