Produtividade é uma das principais palavras do universo corporativo. Pelo lado das empresas, maior produtividade representa melhores resultados e lucros. Pelo lado dos funcionários, o bom desempenho costuma estar aliado a uma maior satisfação pessoal.

Para que este equilíbrio seja mantido e as duas partes possam estar em harmonia algumas companhias decidem investir em treinamentos constantes de seus grupos de trabalho. São momentos em que todos os membros se reúnem, de diretores a colaboradores, e aprendem mais sobre os valores, missões e visões da empresa e aprofundam o olhar sobre o desempenho de todos.


RELACIONADAS



Comumente, é nestes processos de treinamento que todos desenvolvem habilidades fundamentais de trabalho em equipe, pois compreendem as reais funções de cada cargo, e tornam-se mais empáticos com o outro, o que facilita o processo de comunicação, compartilhamento de ideias, tomada de decisão e gestão de crise.

Loading...

Os funcionários que têm a oportunidade de participar dessas capacitações ganha também em desenvolvimento pessoal e aumento de competências, o que o torna um profissional diverso, com conhecimento e apto a atuar em mais áreas.

Vantagens dos treinamentos em empresas

A importância em fazer treinamentos em empresas
A importância em fazer treinamentos em empresas. (Foto: Divulgação)
  • Profissionais conectados à cultura e às diretrizes da empresa

A partir do momento que os funcionários entendem que as regras não são impostas, mas sim apresentadas e justificadas, eles se sentem mais conectados à empresa e “correm junto” em busca dos objetivos comuns. Por isso é importante que todos os membros participem dos treinamentos, de todas as áreas.

Loading...
  • Adaptação de todos os funcionários às modernizações da empresa

Muitas empresas com DNA mais antigo, de controle familiar, passam por processos de treinamento com consultorias para modernização das gestões e de alguns padrões.

Funcionários com muitos anos de casa precisam se acostumar aos processos digitais, e com estes treinamentos eles podem ser valorizados e mantidos nos cargos, sem a necessidade de novas contratações, muitas vezes de jovens que não têm o “espírito” da empresa, importante de ser conservado mesmo em meio às modernizações.

  • Aprimoramento do espírito de liderança

Uma vez que os funcionários entendem sua real importância dentro da empresa – em quaisquer que sejam os cargos -, eles se sentem mais seguros para 1) acatar as eventuais ordens que recebam e 2) confiar mais nas eventuais ordens que venham a dar.

  • Incentivo à inovação

Empresas que valorizam seus profissionais com treinamentos e capacitação contínua tendem a crescer em inovação, uma vez que os profissionais estão mais produtivos (como falamos no início do texto) e se sentem mais estimulados, o que culmina em um ganha-ganha.

Loading...
  • Vantagem competitiva

Se o clima entre as equipe de trabalho está bom, funcionários estão mais produtivos e trabalhando na criação de novos produtos, a empresa sai na frente na hora de captar novos clientes, manter os que já estão (com a possibilidade de oferecer mais e novos serviços, e com isso aumentar o faturamento), além de ter profissionais capacitados que se tornam peças disputadas no mercado.

Como se preparar para entrar no mercado?

Grandes empresas, além de apostarem em treinamentos e capacitações contínuas de seus funcionários também buscam profissionais para vagas estratégicas, muitas vezes com a ajuda de um headhunter.

Para ser notado e ter um currículo-coringa, pronto para aproveitar as melhores oportunidades do mercado, também é importante que o profissional invista em outras preparações, mesmo sem estar dentro de uma companhia.

Com as ferramentas corretas é possível você mapear os próximos passos da sua carreira e prospectar vagas que valorizem as suas habilidades e competências.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui