A casa que tem um cachorro se torna muito mais alegre e cheia de vida, e muitas pessoas estão deixando as famosas raças de lado e buscando o famoso vira lata para ser seu companheiro do dia a dia. Por isso é importante pensar qual a alimentação correta para vira latas.

Você sabia que o vira lata merece toda atenção, cuidado e carinho igual as outras raças de cachorros?


RELACIONADAS



Muitas pessoas acham que é somente alimentar e dar um cantinho para eles dormirem e nada mais.

Loading...

Mas na verdade eles também podem ganhar uma alimentação correta para vira latas e ter alguns cuidados especiais com banho e tratamentos.

Veja também:

Loading...

Quais raças de cachorros que ficam sozinhos sem problema?

Quais os cuidados especiais para os cães de grande porte?

Qual alimentação correta para vira latas?

Qual alimentação correta para vira latas?
Qual alimentação correta para vira latas? (Foto: Divulgação / Internet)

Cuidar de um vira lata na maioria das vezes é mais simples do que cuidar de um cão de raça, pois os vira latas são animais muito mais resistentes as doenças e as condições adversas do que cães com pedigree.

Mesmo assim a alimentação do seu bichinho tem que ser levada em consideração, com uma alimentação correta para vira latas com nutrientes necessários para ele crescer forte e saudável.

Loading...

Assim, logo que você adotar um vira lata ou receber ele de alguém, leve ao veterinário e pergunte qual a alimentação correta para vira latas baseado no tipo de pelagem e estrutura do cachorro.

Alguns vira latas ficam em tamanhos maiores do que outros menores, por isso a alimentação deve ter a qualidade necessária para que o seu pet possa crescer e continuar sendo seu amigo e companheiro por muito mais tempo.

Troca de pelo é influenciada pela alimentação correta para vira latas

O grande detalhe que separa o vira lata das outras raças é a troca de pelo. Os animais de raça você precisa levar no pet shop para que a pelagem seja cortada.

Com o vira lata, o pelo cai quase que diariamente, tornando o aspecto do cachorro com aquela pelugem lisa, quase que pelado.

Por isso, na hora de escolher um vira lata, saiba que onde o animal passar, ali ele vai deixar uma boa quantidade de pelo.

Seja no sofá, cama ou quintal, o pelo do seu vira lata vai ficar espelhado pela casa toda, merecendo cuidado especial na higiene, tanto sua como do animal.

Cuidados e adaptação com seu vira lata

Cachorros vira lata são cães bastante inteligentes, vale lembrar que eles dependem apenas deles para sobreviver, isso fez com que desenvolvessem mais aptidões do que alguns cachorros de raça.

Por isso, é importante que você entenda que na maioria eles vão ter bastante energia para gastar e não vão querer ficar em casa o dia todo dormindo ou em espaços pequenos.

Assim, na hora de adotar um vira lata, já vá adaptando a sua vida para uma nova rotina, que pode incluir passeios, brincadeiras e criação de um espaço onde ele vai se sentir mais livre.

Claro que o animal sempre acaba aderindo algumas características do dono, mas isso não significa que ele será igual a você.

Ainda mais quando o vira lata já for maiorzinho e tiver vindo de uma vida diferente da sua, é bom saber que você vai ter que saber o que ele gosta ou não a fim de se tornarem grandes amigos.

Nesse caso, para não deixar o seu cãozinho entediado, coloque uma meta fazer alguns passeios na semana a fim de que ele possa gastar a energia acumulada.

Muitas pessoas usam o vira lata como cão de guarda, mas para isso, não esqueça de proporcionar um espaço onde ele possa se locomover e cuidar do seu espaço com mais amor.

Como dissemos, o vira lata é muito inteligente e está pronto para dar todo amor e carinho.

Eles são bastante amigáveis e dóceis quando são trainados para isso, por isso, quando for adotar um vira lata, se certifique qual espaço da casa ele vai ficar.

Assim:

  • Mantenha a alimentação correta, sendo 2x ao dia;
  • Sempre deixe a higiene do seu animal em dia, dando banho pelo menos uma vez por semana;
  • Reserve um espaço onde ele poderá fazer as suas necessidades, longe da comida e do local de dormir;
  • Tenha um espaço adequado onde ele possa dormir e descansar;

Para cuidar de um vira lata, o mais essencial é amor e carinho e uma alimentação correta para vira latas.

Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui