-Publicidade-

Quando uma dívida no cartão de crédito prescreve ou caduca?

-Publicidade-

Em quanto tempo uma dívida no banco ou cartão de crédito prescreve, o que acontece quando dizem que ela caduca? Vou poder ter um cartão de crédito novo depois disso. Provavelmente você já ouviu de alguém, que esperando cinco anos após a data da negativação da dívida ela vai sumir e seu nome vai ficar limpo outra vez. Entenda como isso funciona e saiba que não vai ser bem desta forma: parte desta história é mito! Na verdade dívida no cartão de crédito ou outras modalidades não vão sumir milagrosamente.

O que acontece após 5 anos da negativação da dívida no cartão de crédito e bancos nos órgãos de proteção, Serasa, SPC e outros?

Esta é a dúvida frequente, de quem não conseguiu saldar seus débitos com financeiras, bancos e operadoras de cartão de crédito, entre outras.

De acordo com a lei no Código de Defesa do Consumidor (CDC), quando o seu nome é incluído no cadastro como Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), ele voltará a estar limpo depois de cinco anos, esta remoção é automática e é direito do consumidor.

-Publicidade-

Esta é a parte da verdade: mesmo não pagando sua dívida, o seu CPF passará a não constar mais no cadastro de inadimplentes, voltando ao normal depois desse tempo.

O que acontece com a dívida após 5 anos da negativação.

Esta é a parte do mito: será que depois disso a dívida deixará de existir? Não! A dívida na verdade vai apenas prescrever. Isto, se no espaço de cinco anos, não for movida pelo credor uma ação de cobrança, judicialmente. Nesta caso, de haver uma ação judicial, esgotados os meios de cobrança, o processo do será arquivado, porém, podendo ser desarquivado e dado novos passos quando o credor desejar.

-Publicidade-

Em resumo, passados 5 anos, se não foi cobrada judicialmente o credor perde o direito de faze-lo por meio de ação judicial. Não havendo a cobrança judicial, o que é bem comum ocorrer com dívidas de valores baixos, passando os 5 anos, da data da inadimplência, ela prescreve, ou “caduca”.

A dívida prescreveu, ou caducou, ainda tenho que pagar?

Sim e não! Não, porque ninguém é ‘obrigado’ a pagar dívidas. E sim, porque existe a ‘obrigação’, o que é diferente de ser obrigado, e significa que você não está liberado do pagamento de seu débito.

Após cinco anos, seu nome sai do cadastro de negativados, mas como o valor ainda não foi pago, a empresa mantem o direito de continuar cobrando pela dívida.

-Publicidade-

Meu CPF saiu do Serasa e SPC mas não consigo crédito! Continuo com o ‘nome sujo’?

O Código do consumidor estabelece que o nome deve retirado da Serasa e SPC, e não da ‘lista negra’ dos bancos, se você fica devendo em uma instituição de crédito, ele vai manter esta informação em seus bancos de dados por vários anos. Assim, você poderá ainda ter muitas dificuldades em pegar algum tipo de empréstimo ou conseguir ter crédito mesmo passados os 5 anos. Se tem dúvidas se seu CPF está no Serasa, faça uma consulta no site da empresa, é grátis.

Depois dos 5 anos posso ter um cartão de crédito ou fazer empréstimos?

Cada caso merece uma análise particular, por exemplo se você for aposentado ou pensionista, mesmo tendo um histórico de inadimplência ou estando ainda com restrição, pode conseguir vários tipos de empréstimos para negativado, e certamento os empréstimos consignados será uma boa opção.

Várias empresas oferecem ainda cartão de crédito para negativado, também consignado a sua folha de pagamento ou descontado no seu holerite. E voltando apagar suas contas em dia, criando um score de crédito melhor, movimentando dinheiro em sua conta corrente, talvez consiga de volta a credibilidade junto as empresas crédito.

Não me cobraram ‘judicialmente’, a cobrança da dívida vai parar?

1- Se você deixou uma dívida em um banco ou no seu cartão de crédito, a princípio o próprio banco ou a operadora do cartão de crédito vai tentar cobrar o valor.

2 – Caso não obtenha resultado na cobrança, o que é comum acontecer é o banco ou a empresa de cartão de crédito ‘vender’ a dívida para uma empresa especializada em cobranças. O banco ou a empresa do cartão tem este direito.

A especialidade destas empresas de cobrança é cobrar devedores ‘insistentemente’, com o objetivo de conseguir fazer máximo de acordos possíveis para recuperar o dinheiro, como normalmente compram bem mais barato, pagando um valor abaixo do valor original devido ao banco, pode ser possível fazer um bom acordo, com um bom “desconto”.

As cobranças podem cessar quando, quanto tempo demora?

Vai depender um pouco do valor que você deve. Dependendo do valor da dívida, em um certo ponto, as empresas podem desistir da cobrança, entendendo que o ‘custo’ de continuar cobrando ficará mais alto do que o valor à receber.

Por isso existe o mito, de que dívida cartão de crédito ou bancos somem quando caducam, o que é meia verdade. Fatalmente a dívida continuará existindo e nunca se sabe quando a empresa desistirá da cobrança.

Nosso conselho, se caso você tiver em condições, procure fazer um acordo, negociar um desconto para quitar sua dívida, livrando-se dos aborrecimentos e privações que ter dívidas em atraso ou não pagas poderão lhe causar, por um bom tempo.

Deixe suas dúvidas nos comentários, se pudermos ajudar será um prazer.

2 Comentários
  1. Paulo César Rodrigues Souza Diz

    Estou com dúvidas no cartão de crédito mas não consegui pagar

    1. JR Filho Diz

      Faça conforme instruímos na matéria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos termos de uso Aceitar Ler Política