Quem já teve o ‘nome sujo’ pode nunca mais conseguir crédito em bancos?

Quem já teve o ‘nome sujo’, pode nunca mais adquirir crédito junto aos bancos? Muitos que já tiveram o nome negativado alguma vez na vida, agora podem não conseguir fazer um Cartão de Crédito ou conseguir um financiamento? Tenho uma triste notícia para te dar: pessoas que tiveram o nome incluído no Serasa por exemplo, principalmente por inadimplência com entidades financeiras, em algum momento de suas vidas, podem não mais conseguir crédito junto aos bancos por um bom tempo.

Mesmo com o nome limpo, depois de ter pago tudo?

Mesmo com o nome limpo e depois de ter pago sua dívida, o cliente é impossibilitado de adquirir crédito. Isso por que os bancos têm uma lista própria de pessoas que passaram por inadimplência, e ou, que mesmo tendo limpado do nome, estejam ainda em situação financeira ruim.

De posse desta lista de nomes sujos no passado, quando você comparecer ao banco, este já terá sinal de seu histórico negativo. Ocorre, principalmente, porque que o Banco Central autoriza o acesso à vida financeira dos consumidores por um período de 2 anos.

O acesso é realizado pelo Sistema de informações de Crédito – SCR, pesquisa muito realizada por empresas de crédito para ver a situação de seus clientes. Como o atual grau de comprometimento financeiro, por exemplo. De posse destas informações do Banco Central, os bancos mantem estas listas atualizadas.

Fiquei com o nome sujo apenas uma vez em toda minha vida. Será que consigo crédito?

Mesmo que você tenha negativado seu nome apenas uma vez em toda sua vida,  ele permanecerá em uma lista interna, usada pela maioria das instituições financeiras, e, também será bem complicado conseguir adquirir crédito junto aos bancos por um bom período. Somente com o aumento do seu ‘score no Serasa’, ou até mesmo com sua movimentação, após um bom tempo, será possível obter novamente a ‘confiança’ da instituição.

Cartão de Crédito Caixa para negativados
Cartão de Crédito Caixa (imagem: Reprodução da internet)

Ocorre que as instituições bancárias tem ali um sinal amarelo, pra não dizer vermelho, de que o cliente teve algum problema financeiro com o banco em algum momento. E somente isto já poderá ser suficiente, para que coloquem o cliente em uma ‘lista suja’, de maior risco de inadimplência.

E se eu parcelei ou recebi descontos para quitar minha dívida. Posso conseguir crédito?

Mesmo para aqueles que tenham realizado o pagamento de seus débitos de forma correta com descontos ou através parcelamentos, podem ainda não adquirir crédito. Ali o banco já tem informação de que a situação financeira do cliente não é estável, o que pode indicar que tomar crédito sem ter score, pode implicar em novas formas de sujar o nome.

Já passou 5 anos e estou com o nome limpo, consigo Crédito?

Para aquelas pessoas que tiveram o nome incluído por dívidas junto aos órgãos de proteção de crédito há mais de 5 anos, passado este período, seus nomes são retirados automaticamente da lista SPC/SERASA , como inadimplentes. Mas o mesmo não ocorre com os bancos.

Até para os casos de consumidores que tenha tido seus nomes negativados há mais de cinco anos, a impossibilidade de adquirir crédito permanece latente.

Se o Banco não informar o porquê está negando o crédito. O que fazer?

Se o Banco não fornecer os motivos pelos quais não está fornecendo crédito ao cliente, este pode acionar a justiça, e em alguns casos, requerer até mesmo indenização por danos morais. Lembrando que o motivo da ação não é o fato de negarem o crédito, mas de não informarem as razões de não fornecê-lo.

 E agora, como posso adquirir crédito com o nome sujo nas listas internas dos bancos?

Infelizmente, para a maioria destas pessoas que tiveram o nome sujo e permanecem nas listas dos bancos, não há muita possibilidade de se conseguir mais crédito, ficando como a única saída, tentar pegar empréstimos em instituições que peçam outras garantias, a exemplo de empréstimos consignados.

Nesta caso, vale a recomendação, para que o controle de gastos seja bem feito, para que um simples empréstimo pessoal não vire uma bola de neve e jogue a pessoa novamente nas listas de nomes no Serasa e outros órgãos.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Olha vai ser muito bom esse sistema de crédito
    Os bancos vão falir todos

    Quem nesta porcaria de pais o Brasíl não estão devendo por causa deste governo safado ladrão e corrupto

    90%da população está devendo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here